Páginas

O Papel do Espírito Santo no Ensino Cristão.


A educação cristã é sem igual por causa do seu tema — a Bíblia, a reve­lação escrita de Deus; por causa de sua meta — transformação espiritu­al de vidas; e por causa de sua dinâmica espiritual — a obra do Espírito Santo.
Negligenciar o ministério do Espírito no ensino é desprezar um dos aspectos mais importantes da educação cristã.
A NECESSIDADE DO ESPÍRITO SANTO NA EDUCAÇÃO
Por que o Espírito Santo deveria ser necessário na educação cristã? Não é suficiente colocar a Bíblia nas mãos de professores cristãos, incentivando-os a seguir os princípios pedagógicos formais e usar métodos e mate­riais apropriados? O que o Espírito Santo pode acrescentar ao processo do ensino/aprendizagem no âmbito cristão que seja exclusivamente dEle? Por que o Espírito Santo é necessário no processo educacional?
        RAZÕES POR QUE O ESPÍRITO SANTO É NECESSÁRIO
Uma razão por que o Espírito Santo é necessário na educação cristã é que o professor cristão precisa da capacitação divina. Só pelo Espírito Santo os professores podem ser guiados e capacitados a ensi­nar efetivamente a Bíblia e assuntos relacionados. Uma tarefa espiritual — envolvendo verdades espirituais para satisfazer necessidades espiri­tuais — requer poder espiritual. Eficiência no serviço exige salvação e obediência ao Espírito Santo. Procurar servir ao Senhor na própria for­ça, sem a dependência do Espírito Santo, é de pouca valia para a obten­ção de resultados duradouros.
Prioridade de vida, que se origina da submissão ao controle do Espírito, contribui para o ensino eficaz. Inversamente, o fracasso em modelar a verdade torna o professor ineficaz. Os alunos não são atraídos para as verdades ensinadas por um professor que "fala com afetação" sem modelá-los. Inconsistência entre o que os lábios dizem e o que a vida demonstra "desliga" os estudantes e vira-os em direção contrária.
Outra razão por que a obra do Espírito Santo é necessária no processo do ensino/aprendizagem é que Ele torna a Palavra de Deus eficaz na vida dos estudantes. Conhecimento da Bíblia e compreensão das verdades espirituais, embora sejam essenciais, não garantem por si mesmos mudança e crescimento espirituais. Nem todos os que ouvem a Palavra acreditam nela ou aceitam suas verdades (Jo 10.25; 12.47,48; At 7.57-59; 17.5,32). Assim como a Palavra de Deus regenera (Sl 19.7; Rm 10.17; Tg 1.18; 1 Pe 1.23), o Espírito Santo deve estar presente para remover a cegueira espiritual e dar vida eterna (Jo 3.5-7; Tt 3.5).
Os crentes também devem estar abertos ao ministério da Palavra e do Espírito. A Palavra santifica (Jo 17.17-19; At 20.32; Ef 5.26; 1 Pe 2.2), e o mesmo faz o Espírito (2Ts 2.13; 1 Pe 1.2).A Palavra ilumina (Sl 119.105,130;2Tm 3.l6),e o mesmo faz o Espírito (Jo 14.26; 16.13; 1 Co 2.10-15). A Palavra escrita, para que tenha eficácia na vida dos incrédulos e crentes, precisa do ministério do Espírito Santo. Vidas transformadas reivindicam a Palavra e o Espírito. Ε considerando que a educação cristã focaliza-se em ocasionar vidas espiritualmente transformadas, o processo do ensino/aprendizagem exige as Escrituras Sagradas e o Espírito Santo. Um sem o outro é inadequado.
Fonte: Roy B. Zuck – Manual de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário