EFÉSIOS*
Em sua segunda viagem missionária, Paulo visitou Éfeso e deixou Áquila e Priscila lá (Atos 18:19-21). Ele voltou a Éfeso, dois anos depois e ministrou por três anos, atingindo toda a província da Ásia com o evangelho (Atos 19). Alguns anos mais tarde, quando Paulo estava preso em Roma (3:1, 4:1; 6:20), ele escreveu esta carta aos crentes em Éfeso.
Um dos temas principais de Efésios é que Deus está trabalhando neste mundo, através de sua igreja, colocando as coisas em conjunto (1:10). Nos três primeiros capítulos, Paulo explica isso como uma obra de redenção (cap. 1), ressurreição (2:1-10), e da reconciliação (2:11-3:21). Nos capítulos 4-6, Paulo estabelece as responsabilidades dos crentes à luz do grande propósito de Deus. Observe a ênfase na caminhada palavra.
Éfeso era uma cidade importante e se orgulhava de ser guardião do templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A cidade era dedicada à idolatria, o que explica por que Paulo tinha tanto a dizer sobre derrotar o diabo (6:10 ss.).
A carta aos Efésios mostra o equilíbrio na vida cristã entre a doutrina (caps. 1-3) e a prática (capítulos 4-6), a soberania divina e a responsabilidade humana. Nós não obedecemos a Deus para que Ele nos dê Sua graça, nós obedecemos em resposta à graça já dada.
Efésios 1
A salvação é de Deus. O homem não salva a si mesmo, pois "a salvação é do Senhor" (Jonas 2:9). Você recebe as bênçãos espirituais do Pai (vv. 1-6) do Filho (vv. 7-12), e do Espírito (vv. 13-14), e em Jesus Cristo, você tem tudo que você precisa para a vida e o serviço.
A salvação é inteiramente de graça. Paulo enfatiza este ponto ao longo da carta, especialmente em 2:1-10. A graça é o favor de Deus concedido a pessoas que não podem e não merecem.
A salvação é para glória de Deus. Deus salva os pecadores não para resolver os seus problemas somente, mas para trazer glória a Ele (vv. 6, 12, 14; 3:21). A igreja vai glorificá-lo por toda a eternidade!
Salvação revela a grandeza de Deus (15-23). Peça a Deus para abrir seus olhos espirituais para ver a grandeza do seu poder. Jesus está vivo e conquistou todos os inimigos! Você pode recorrer ao seu poder para satisfazer todas as necessidades na vida.
Orar em Sua Vontade
As duas orações em Efésios se complementam. Efésios 1:15-23 concentra-se em saber o que Deus fez por você em Cristo, enquanto 3:14-21 o convida a experimentar suas bênçãos. A primeira é para a iluminação, a segunda é para capacitação. Para outras orações de Paulo na prisão, ver Filipenses 1:9-11 e Colossenses 1:9-12. Você pode usar estas orações para si mesmo e saber que você está orando a vontade de Deus.
Efésios 2
Da morte para a vida. Pecadores perdidos não são pessoas simplesmente doentes precisando de ajuda, pois eles são pessoas mortas que precisam vida. O Filho de Deus morreu para que pudéssemos receber a vida através da fé Nele (João 5:24).
Da escravidão para a liberdade. Pecadores perdidos são escravos do mundo, da carne e o diabo (vv. 1-3) e não pode libertar-se. Em Cristo, você tem verdadeira liberdade (João 12:31-32;. Gal 1:4, 5:24). Agora Deus está operando em você e através de você para cumprir seu grande propósito (v. 10).
Do sepulcro ao trono. Deus não lhe dar a vida e o deixará no cemitério. Ele levantou-lhe até se sentar no trono com Seu Filho vitorioso!
Da separação para a reconciliação. Em Jesus Cristo, os crentes judeus e gentios são agora um; as barreiras foram removidas. Os crentes são membros de um corpo, os cidadãos de uma nação santa, e as pedras que vivem em um templo (1 Pd. 2:1-10).
Tudo isso é de Deus, Seu amor maravilhoso (v. 4), e Sua graça e bondade (v. 7). Não admira que Paulo iniciou esta carta com uma doxologia (1:3)!
Efésios 3
O propósito. "Por esta razão" (vv. 1, 14) se refere ao que Paulo escreveu no final do capítulo 2, o edifício da igreja. Esse foi o propósito por trás de sua oração e seu ministério. Jesus disse: "Eu edificarei a minha igreja" (Mateus 16:18), mas Ele usa as pessoas para ajudar a fazer o trabalho. É a construção da igreja a sua motivação para orar e servir?
Um parêntese. A palavra aos gentios (v. 1) pôr Paulo na prisão (Atos 22:21). Deus deu a ele uma comissão especial para evangelizar os gentios e para explicar tanto a judeus e gentios o "mistério" de Deus (segredo sagrado): em Cristo, os crentes judeus e gentios são um e partilham as mesmas riquezas espirituais. Enquanto Ele constrói sua igreja neste mundo, Deus está colocando as coisas em conjunto. Você está ajudando?
A oração. Esta oração é para a visão espiritual, para ver e lançar mão da grandeza do amor de Deus e seu poder. Deus quer que você esteja preocupado com a "construção do todo" (2:21), "toda a família" (3:15), "todo o corpo" (4:16), e "todos os santos" (v. 18 ). É a estreiteza da sua vida que conduz a superficialidade e fraqueza?
Efésios 4
"dar lugar ao diabo" (v. 27) é permitir que o pecado não confessado em sua vida dê a Satanás uma oportunidade para assumir o controle. Alguns pecados a serem evitados são discutidos aqui.
Desunião (1-13). Os crentes são "todos um em Cristo Jesus" (Gl 3:28), mas temos de nos esforçar para fazer dessa unidade espiritual uma realidade prática em nossas vidas diárias. Satanás usa as pessoas que gostam de agir por contra própria.
Imaturidade (14-16). O nascimento espiritual deve levar a um crescimento espiritual e nos tornar mais semelhantes a Jesus Cristo (1 Ped. 1:22-2:03). Se estamos amadurecendo em Cristo, vamos mostrá-lo por ser capaz de falar a verdade em amor. Satanás é um mentiroso e um assassino (João 8:44) e será difícil ser bem sucedido quando os crentes praticarem a verdade e amor.
Impureza (17-32). Você tem sido liberto da velha vida, então por que viver naqueles antigos pecados? Qualquer coisa má da sua antiga vida, que é trazido para a nova vida vai dar uma ponto de apoio ao diabo. Paulo nomeia alguns destes pecados como mentir, perder a calma, o roubo, o discurso de corruptos, amargura, e um espírito que não perdoa. Estes pecados são um convite a satanás para entrar em sua vida, eles vão te machucar, prejudicar a igreja, e entristecer o Espírito de Deus. Vale a pena?
Efésios 5
A medida que ele nos encoraja a viver uma vida religiosa, Paulo leva-nos ao templo (vv. 1-7) e nos lembra do sacrifício que Jesus fez por nós. Se andarmos em amor, nossa vida será um sacrifício vivo (Romanos 12:1-2;. Phil 2:17), perfumado ao Senhor (João 12:1-8). O pecado é feio e um fedor às narinas de Deus (Is 3:24).
Em seguida, Paulo vai para o campo (vv. 8-14) e nos lembra que andar na luz produz frutos espirituais (Gl 5:22-23). Se andarmos na luz, não podemos ter comunhão com as trevas (2 Coríntios. 6:14-18).
Ele nos leva para o mercado (vv. 15-17) e exorta-nos a sermos bons comerciantes que saibam aproveitar uma oportunidade. Quando você anda em sabedoria, você usa seu tempo sabiamente.
Então o seguimos a sala de banquetes (vv. 18-21) para aprender a andar no Espírito (Gl 5:16-26) e ser alegre, agradecido, e submisso ao outro.
Última visita de Paulo é para a casa (vv. 22-33), onde ele usa o casamento como uma figura da relação entre Cristo e a igreja. Cristo nos amou e morreu por nós, mas hoje Ele nos ama e cuida de nós. Esta vida íntima é retratada em Cantares de Salomão e pode ser uma realidade para todos os que se render a Ele.
Sob a influência do Espírito
Ser "cheios" significa "ser controlado por" (Lucas 4:28; 5:26). No dia de Pentecostes, os crentes ficaram cheios do Espírito Santo e foram acusados de estar bêbado (Atos 2:13). Assim como um bêbado é influenciado pelo álcool, assim também o crente deve ser controlado pelo Espírito. No entanto, existem diferenças importantes. O bêbado perde o autocontrole, mas o Espírito dá ao crente autocontrole (Gl 5:23). O bêbado tem uma felicidade artificial que não dura, enquanto o crente cheio do Espírito tem uma profunda alegria no Senhor. Pessoas bêbadas fazem coisas estúpidas que ferem os outros e leva-os ao constrangimento, mas crentes cheios do Espírito ajudar os outros e vivem para a glória de Deus.
Efésios 6
Cristãos cheios do Espírito vão manifestar Cristo em casa (vv. 1-4), no trabalho (vv. 5-9), e no campo de batalha (vv. 10-20). Se não aprender a obedecer em casa, não são susceptíveis de ser obediente no trabalho ou no exército do Senhor. Da mesma forma, se nós não aprendemos a tomar decisões, não vamos ser muito bem sucedido em dar ordens, seja como pais ou como empregadores.
O perigo em casa é os pais que são autoritários, mas não exercem a autoridade espiritual em amor. O perigo no trabalho é o empregado que é um relógio observador e não obedece a partir do coração, e o "patrão" que esquece que ele é o segundo no comando e um dia vai dar conta ao Senhor.
O perigo no campo de batalha é não levarmos a sério o inimigo e, portanto, deixar de colocar todas as partes da armadura. Pela fé, você coloca a armadura através da oração, que deve ser feito no início de cada dia. Nunca subestime a estratégia e força do diabo.
* Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte(original) Warren W. Wiersbe – With the word Bible commentary.
Nenhum comentário:
Postar um comentário