O julgamento começa na "casa de Deus" (1 Ped. 4:17), por isso que Jesus tratou das sete igrejas antes de tratar com o mundo perdido. Essas igrejas ilustram o que é bom e o que é mau nas igrejas em toda parte e em todos os tempos. Se você está procurando uma igreja para participar, qual destes sete que você escolheria e por quê?
Éfeso (2:1-7). Há tanta coisa boa nesta igreja que ficamos surpresos ao descobrir que eles haviam deixado (e não perdido) seu primeiro amor. A lua de mel acabou (Jr 2:2)! Nenhuma quantidade de separação, sacrifício, ou serviço pode compensar a sua falta de amor para com o Senhor. Os Nicolaítas palavra que significa "conquistar as pessoas." Aparentemente, era um grupo na igreja que dominavam sobre o povo e promoveu uma separação de "clero" e (Veja Mt 21:20-27 "leigos".;. 23:1-12. )
Esmirna (2:8-11). O nome Esmirna vem de "mirra", que é uma erva amarga, um nome adequado para uma igreja enfrentando a perseguição. Será que os crentes ficariam com medo ou seriam fiéis (v. 10)? O sofrimento pode nos enriquecer, mesmo que nós pensamos que somos pobres, e o que as pessoas pensam ser riquezas pode vir a ser a pobreza (3:17)! Que diferença faz se as pessoas caluniam, desde que você tenha a aprovação do Senhor?
Pérgamo (2:12-17). Esses crentes perseveraram na fé, mesmo quando ela poderia ter lhes custado à vida. Mas eles eram muito tolerantes com a falsa doutrina e estavam em perigo de que o Senhor declara-se guerra contra a igreja. Balaão convenceu Israel a se comprometer com seus vizinhos incrédulos, desobedecer ao Senhor, e desfrutar da imoralidade (Nm 22-24). Estar disposto a morrer pela fé não é substituto para viver a fé.
Tiatira (2:18-29). O versículo 19 dá a impressão que tudo está bem na igreja, mas continue lendo! Como os santos em Pérgamo, os crentes em Tiatira tolerava pecado na igreja. Idolatria e imoralidade geralmente andam juntas, e Jezabel personifica ambas (1 Reis 16:29-34, 21, 2 Reis 9:30-37). Nem todos na comunhão era culpado do pecado, e o Senhor não lhes advertiu. Em vez disso, Ele os encorajou a manter a verdade e ser fiel.
Sardes (3:1-6). Esta igreja tinha uma grande reputação, mas um exame minucioso mostrou que seu ministério não fez jus ao seu nome. Na verdade, a igreja estava pronta para morrer! Qual foi a causa? Muitas das pessoas foram contaminando-se pelo comprometimento com o pecado (2 Coríntios 6:14-18;. Tiago 1:27). O "Livro da Vida" contém os nomes de todas as pessoas, e quando uma pessoa morre sem Cristo, o nome é apagado. Os crentes têm seus nomes no Livro do Cordeiro da Vida e não pode ser apagado.
Filadélfia (3:7-13). O nome significa "amor fraternal", e Jesus tinha um amor especial por essas pessoas (v. 9). Débil como eles eram, eles receberam uma porta aberta de serviço, e o Senhor exortou-os a tirar proveito dela. Quando Deus abre uma porta para você, ninguém pode fechá-la, mas você pode ignorar ou negligenciar isso.
Laodicéia (3:14-22). Esta igreja não sabia quão mal estava! Era uma igreja que trabalhava, mas o serviço era morno. Aos membros faltava entusiasmo espiritual. Era uma igreja rica, mas era muito pobre também e não sabia a sua própria condição triste. O pior de tudo, o Senhor estava fora da igreja tentando entrar! Se apenas um membro se render a Ele, a igreja poderia ser transformada.
O povo de Deus deve ser aberto e honesto com o Senhor e humildemente submeter a seu diagnóstico espiritual. Nenhuma igreja ou cristão avançou tanto que não possa ser renovado, mas temos de estar dispostos a se arrepender e voltar para ele.
Para os vencedores
Cada uma dessas mensagens para as igrejas termina com uma promessa para os vencedores. Estes vencedores não são um grupo de elite entre os crentes da igreja, mas é uma verdade aos que confiaram em Cristo (1 João 5:1-5). Não importa o quão sem espiritualidade uma assembléia pode tornar-se, Cristo sempre honrará aqueles que pertencem a Ele e são fiéis à Sua Palavra. As promessas aos vencedores seguem a história do Antigo Testamento, desde o Jardim do Éden (Apocalipse 2:7) ao trono do reino (3:21).
*Tradução livre by Mazinho Rodrigues
Fonte(original): Wiersbe, W. W. - With the word Bible commentary
Nenhum comentário:
Postar um comentário