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SEGURANÇA ETERNA?

É verdade que as pessoas são salvas por sua fé em Cristo e não pelas coisas que elas fazem?
Aproximadamente 200 vezes, o Novo Testamento afirma que a salvação é somente pela fé, sem as obras. Considere estes exemplos:
"Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:15).
"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida."(João 5:24).
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá."(João 11:25).
"Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."(João 12:46).
"Mas estes [sinais milagrosos] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome."(João 20:31).
Se a salvação não fosse somente pela fé, a mensagem de Jesus no Evangelho de João seria enganosa porque Jesus dá apenas uma condição para a salvação (fé), não duas (fé e obras).

O que quer dizer Tiago 2:17,26 quando ele afirma que a fé sem obras é morta?

Martinho Lutero diz que Tiago 2 não está ensinando que uma pessoa é salva por obras. Uma pessoa é justificada (declarada justa diante de Deus) somente pela fé, mas essa fé não está sozinha. Em outras palavras, a fé genuína sempre resultará em boas obras na vida da pessoa salva. Tiago está escrevendo aos cristãos judeus ("as doze tribos" - Tiago 1:1) que estavam em perigo de servirem a Jesus somente com os lábios. Sua intenção, portanto, é distinguir a fé verdadeira da fé falsa. Ele mostra que a fé verdadeira resulta em obras, que se tornam evidências visíveis da presença invisível da fé. Em outras palavras, boas obras são os "sinais vitais" que indicam que a fé está viva.

Qual é a questão da "salvação pelo senhorio"?

O debate da salvação pelo senhorio concentra-se nessas questões: qual é a natureza da salvação e a fé salvadora? O que significa receber Jesus como Senhor e Salvador?
Os defensores da salvação pelo senhorio dizem que, para serem salvos, as pessoas não só devem reconhecer que Cristo é Salvador, mas também estar disposto a submeter-se ao Seu senhorio. Em outras palavras, no momento em que confiam em Cristo para a salvação, eles devem optar por comprometer suas vidas absolutamente ao Senhor, mesmo que a prática real de uma vida comprometida não possa seguir imediatamente ou completamente.
Os defensores do não-senhorio argumentam que tal compromisso prévio com o senhorio de Cristo compromete a salvação pela graça ("favor imerecido"). Eles argumentam que "aceitar Jesus como Senhor" não se refere a um compromisso subjetivo com o senhorio de Cristo, mas sim ao arrependimento (uma mudança da mente) sobre as ideias de quem é Cristo (Messias-Deus) e exercer fé pessoal nele. O arrependimento do pecado segue na caminhada diária do cristão com o Senhor.
Martinho Lutero nos dá uma boa visão sobre esta questão. Ele disse que somente a fé justifica, mas esta fé não está sozinha. Ele disse que a verdadeira fé não deixará de produzir boas obras, assim como o sol não deixará de dar luz.

O que a Bíblia diz sobre nossa segurança eterna na salvação?

Quando as pessoas exercem a fé salvadora em Jesus Cristo, estão para sempre na família de Deus. Deus nunca expulsa ninguém da sua eterna família.
1 Coríntios 12:13 explica que, no momento da salvação, o Espírito Santo nos coloca no corpo de Cristo. Uma vez que somos enxertados no corpo de Cristo, nunca somos excluídos dele.
Efésios 1:13 e 4:30 indicam que no momento de crê em Jesus Cristo para a salvação, somos permanentemente selados pelo Espírito Santo. Nesse ponto, somos a propriedade eterna de Deus. Esse selo garante que vamos chegar ao céu.
João 10:28-30 destaca o propósito do Pai - para nos manter seguros apesar de qualquer coisa que possa acontecer uma vez que confiamos em Cristo. Nada pode nos tirar de Suas mãos. Os planos de Deus não podem ser frustrados (Isaías 14:24).
Romanos 8:29-39 retrata uma cadeia ininterrupta que abrange a predestinação dos crentes na sua glorificação no céu. Isso indica a certeza de todos os crentes chegarem ao céu.
Devemos lembrar que Cristo regularmente ora por cada cristão (Hebreus 7:25). Com Jesus intercedendo por nós, estamos seguros. (Suas orações são sempre respondidas!)
É claro que o fato de que os crentes estão seguros em sua salvação não significa que eles são livres para pecar. Se os cristãos não se desviam dos seus pecados, a Escritura diz que Deus os disciplinará, assim como um pai disciplina seus filhos (ver Hebreus 12:7-11).

Hebreus 6: 4-6 ensina que os cristãos podem perder sua salvação?

Os cristãos não tem o mes sobre esta passagem, mas eu pessoalmente não acho que indique que um cristão pode perder a salvação. O versículo não trata sobre perder a salvação, mas se afastar da maturidade em Cristo. É por isso que o versículo 1 exorta os crentes a "avançarem rumo a maturidade". Esta era uma questão importante para os judeus do primeiro século que se convertiam a Cristo e se tornavam cristãos. Esses crentes judeus em Cristo estavam sendo fortemente perseguidos por outros judeus, e isso fazia com que eles se tornassem um pouco tímidos em suas vidas cristãs. Talvez eles pensassem que, se mantivesse silêncio sobre sua fé e se retirassem do envolvimento externo em assuntos cristãos, o sumo sacerdote judeu poderia deixá-los em paz. O autor do livro de Hebreus viu isso como um afastamento da maturidade espiritual em Cristo. Ele assim incentivou-os a avançar para a maturidade em Cristo. Então, Hebreus 6: 4-6 não está dizendo: "cuidado, ou você perderá sua salvação". Em vez disso, está dizendo: "Você já está na escola de Cristo e se comprometeu, então vamos seguir em frente até a maturidade ". Esta foi uma mensagem importante para os judeus convertidos do primeiro século ouvir.

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Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte: Bite-Size Bible Answers – Ron Rhodes.

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