É verdade que as pessoas são
salvas por sua fé em Cristo e não pelas coisas que elas fazem?
Aproximadamente
200 vezes, o Novo Testamento afirma que a salvação é somente pela fé, sem as
obras. Considere estes exemplos:
"Para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João 3:15).
"Eu lhes
asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida
eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida."(João
5:24).
"Disse-lhe
Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto,
viverá."(João 11:25).
"Eu vim ao mundo
como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."(João
12:46).
"Mas estes
[sinais milagrosos] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo,
o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome."(João
20:31).
Se
a salvação não fosse somente pela fé, a mensagem de Jesus no Evangelho de João
seria enganosa porque Jesus dá apenas uma condição para a salvação (fé), não
duas (fé e obras).
O que quer dizer Tiago 2:17,26
quando ele afirma que a fé sem obras é morta?
Martinho
Lutero diz que Tiago 2 não está ensinando que uma pessoa é salva por obras. Uma
pessoa é justificada (declarada justa diante de Deus) somente pela fé, mas essa
fé não está sozinha. Em outras palavras, a fé genuína sempre resultará em boas
obras na vida da pessoa salva. Tiago está escrevendo aos cristãos judeus
("as doze tribos" - Tiago 1:1) que estavam em perigo de servirem a
Jesus somente com os lábios. Sua intenção, portanto, é distinguir a fé verdadeira
da fé falsa. Ele mostra que a fé verdadeira resulta em obras, que se tornam
evidências visíveis da presença invisível da fé. Em outras palavras, boas obras
são os "sinais vitais" que indicam que a fé está viva.
Qual é a questão da
"salvação pelo senhorio"?
O
debate da salvação pelo senhorio concentra-se nessas questões: qual é a
natureza da salvação e a fé salvadora? O que significa receber Jesus como
Senhor e Salvador?
Os
defensores da salvação pelo senhorio dizem que, para serem salvos, as pessoas
não só devem reconhecer que Cristo é Salvador, mas também estar disposto a
submeter-se ao Seu senhorio. Em outras palavras, no momento em que confiam em
Cristo para a salvação, eles devem optar por comprometer suas vidas
absolutamente ao Senhor, mesmo que a prática real de uma vida comprometida não
possa seguir imediatamente ou completamente.
Os
defensores do não-senhorio argumentam que tal compromisso prévio com o senhorio
de Cristo compromete a salvação pela graça ("favor imerecido"). Eles
argumentam que "aceitar Jesus como Senhor" não se refere a um
compromisso subjetivo com o senhorio de Cristo, mas sim ao arrependimento (uma
mudança da mente) sobre as ideias de quem é Cristo (Messias-Deus) e exercer fé
pessoal nele. O arrependimento do pecado segue na caminhada diária do cristão
com o Senhor.
Martinho
Lutero nos dá uma boa visão sobre esta questão. Ele disse que somente a fé
justifica, mas esta fé não está sozinha. Ele disse que a verdadeira fé não
deixará de produzir boas obras, assim como o sol não deixará de dar luz.
O que a Bíblia diz sobre nossa
segurança eterna na salvação?
Quando
as pessoas exercem a fé salvadora em Jesus Cristo, estão para sempre na família
de Deus. Deus nunca expulsa ninguém da sua eterna família.
1
Coríntios 12:13 explica que, no momento da salvação,
o Espírito Santo nos coloca no corpo de Cristo. Uma vez que somos enxertados no
corpo de Cristo, nunca somos excluídos dele.
Efésios
1:13 e 4:30 indicam que no momento de crê em
Jesus Cristo para a salvação, somos permanentemente selados pelo Espírito
Santo. Nesse ponto, somos a propriedade eterna de Deus. Esse selo garante que
vamos chegar ao céu.
João
10:28-30 destaca o propósito do Pai - para nos
manter seguros apesar de qualquer coisa que possa acontecer uma vez que
confiamos em Cristo. Nada pode nos tirar de Suas mãos. Os planos de Deus não
podem ser frustrados (Isaías 14:24).
Romanos
8:29-39 retrata uma cadeia ininterrupta que
abrange a predestinação dos crentes na sua glorificação no céu. Isso indica a
certeza de todos os crentes chegarem ao céu.
Devemos
lembrar que Cristo regularmente ora por cada cristão (Hebreus 7:25). Com Jesus
intercedendo por nós, estamos seguros. (Suas orações são sempre respondidas!)
É
claro que o fato de que os crentes estão seguros em sua salvação não significa
que eles são livres para pecar. Se os cristãos não se desviam dos seus pecados,
a Escritura diz que Deus os disciplinará, assim como um pai disciplina seus
filhos (ver Hebreus 12:7-11).
Hebreus 6: 4-6 ensina que os
cristãos podem perder sua salvação?
Os
cristãos não tem o mes sobre esta passagem, mas eu pessoalmente não acho que
indique que um cristão pode perder a salvação. O versículo não trata sobre
perder a salvação, mas se afastar da maturidade em Cristo. É por isso que o
versículo 1 exorta os crentes a "avançarem rumo a maturidade". Esta
era uma questão importante para os judeus do primeiro século que se convertiam
a Cristo e se tornavam cristãos. Esses crentes judeus em Cristo estavam sendo
fortemente perseguidos por outros judeus, e isso fazia com que eles se
tornassem um pouco tímidos em suas vidas cristãs. Talvez eles pensassem que, se
mantivesse silêncio sobre sua fé e se retirassem do envolvimento externo em
assuntos cristãos, o sumo sacerdote judeu poderia deixá-los em paz. O autor do
livro de Hebreus viu isso como um afastamento da maturidade espiritual em
Cristo. Ele assim incentivou-os a avançar para a maturidade em Cristo. Então,
Hebreus 6: 4-6 não está dizendo: "cuidado, ou você perderá sua
salvação". Em vez disso, está dizendo: "Você já está na escola de Cristo
e se comprometeu, então vamos seguir em frente até a maturidade ". Esta
foi uma mensagem importante para os judeus convertidos do primeiro século
ouvir.
*Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte:
Bite-Size Bible Answers – Ron Rhodes.
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