Páginas

OS BENEFÍCIOS DO ESPÍRITO SANTO


Ao ler João 16.7, onde Jesus disse aos discípulos: "Convém-vos que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós", você sabe que alguma coisa boa vai acontecer. Jesus não faz promessas levianas.
Em minha carteira, tenho um cartão do Clube de Vantagens da empresa aérea que utilizo quando viajo. Ele tem sempre estado comigo, porque nos últimos dez anos já voei mais de um milhão de milhas. Aos olhos dessa empresa, isso me torna um cliente preferencial.
Por ter o Cartão de Vantagens, gozo de certos direitos e privilégios que o viajante ocasional não recebe: posso entrar no avião mais cedo, tenho algumas vantagens nos bilhetes e não preciso ficar em certas filas.
Mas, a parte de que mais gosto é que se houver assentos vazios na primeira classe, um deles fica à minha disposição mesmo que minha passagem não seja de primeira classe. Por quê? Porque tenho uma associação com essa empresa e, portanto, recebo certos benefícios, quando se trata de vôo.
Jesus diz que por causa da sua associação com Ele, você vai ter um Cartão de Vantagens. Ele vai registrá-lo no "Clube do Espírito Santo". Se você continuar voando com Jesus, Ele garante que você permanecerá no clube e receberá os benefícios do Espírito.
Muitos entraram no programa do Clube de Van­tagens dessa empresa aérea, mas outros não, embora ele esteja à disposição dessas pessoas. Qualquer cristão pode usufruir do Clube do Espírito, tirando proveito de todos os benefícios. Mas inúmeros cristãos não fazem isso, embora o Cartão de Vantagens esteja disponível. Vamos falar um pouco sobre os benefícios do Espírito.
Direção
Em primeiro lugar, Jesus disse que o Espírito "vos guiará a toda a verdade" (Jo 16.13). Você não precisa de direção? Não há decisões a serem tomadas e você não gostaria que alguém o aconselhasse? Não seria bom se houvesse alguém que compreendesse sua situação e pudesse guiá-lo? Você tem essa Pessoa no Espírito. Para os apóstolos com quem Jesus falava, essa promessa de orientação tinha aplicação especial porque o Espírito guiou vários deles a escrever as Escrituras. A razão da Bíblia não conter erros é que o Espírito Santo guiou homens como Pedro no registro de "toda a verdade".
Pedro sabia que não estava apenas escrevendo palavras sem sentido. Ele disse: "Nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21). Quando alguém lhe disser que a Bíblia contém erros, essa deve ser sua resposta.
Os escritores da Bíblia foram "movidos" pelo Espí­rito Santo enquanto escreviam. A idéia aqui é a de um barco a vela sendo movido de acordo com a direção do vento. Eles então escreveram o que Deus queria registrar e não apenas o que eles queriam escrever.
Não estamos escrevendo Escritura infalível, mas podemos gozar da orientação do Espírito ainda hoje nas decisões que tomamos em nossa vida. Sua direção es­tará sempre ligada à verdade e isso constitui, então, uma vantagem, porque temos a revelação completa da verdade de Deus na Bíblia. Se você está buscando a orientação do Espírito, pode ficar certo de que ela será de acordo com a Escritura e irá glorificar a Cristo.
O Espírito Santo se prontifica a guiar-nos mesmo nas pequenas coisas da vida. Há pouco tempo, quando me dirigia a um compromisso onde deveria falar, já estava atrasado. Detesto chegar tarde, porque acho que isso prejudica os outros, e, portanto, me apressava o mais possível. Quando já ia sair, não consegui achar as chaves do carro.
Procurei por toda parte. A princípio procurei ao acaso, mas depois fiz uma busca organizada, aposento por aposento. A seguir, fiz minha pesquisa "exegética", olhando em cada fresta, debaixo da cama, etc.., mas, nada de chaves.
Comecei a entrar em pânico. Lembrei-me a essa altura de que tinha outro Auxiliador. Sentei-me no sofá e orei: "Senhor, Tu sabes que preciso ir agora para esse compromisso e sabes onde estão as minhas chaves. A fim de poder glorificar Teu nome, peço que dirijas a minha mente para o lugar em que as chaves se encontram".
Enquanto me levantava do sofá, minha mão es­corregou entre as almofadas e as chaves estavam ali. Você pode chamar isso de sorte, se quiser, mas creio que o Espírito Santo me guiou até essas chaves, pois está interessado em guiar-nos a toda a verdade.
Meu bom amigo Ramesh Richard, a quem este livro é dedicado e que ministra em todo o mundo, me falou sobre certa ocasião em que ele e o filho estavam no exterior e tiveram problemas de transporte. Os dois foram para ura canto do aeroporto e oraram pedindo orientação. De repente, um amigo do outro lado do mun­do encontrou-se por acaso com eles e deu-lhes a ajuda necessária. Temos outro Auxiliador para ajudar-nos.
Recordação
Jesus declarou também que o Espírito Santo "vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (Jo 14.26). Jesus ensinara muitas coisas aos discípulos. Como iriam eles lembrar-se de tudo? Como poderiam recordar cada palavra e fato, qual o número de pessoas presentes e tudo o mais? Não podiam, mas o Espírito Santo iria trazer essas coisas à sua memória.
Como você vai lembrar-se de cada sermão que ouviu e cada palavra da Bíblia que leu? Não pode e não se espera isso de você. Sua responsabilidade é estudar para mostrar-se aprovado, esconder a Palavra no seu coração.
Quando faz isso, o Espírito Santo é o seu sistema de computação embutido que mostra as palavras, ilus­trações e tudo o mais que você precisa saber. Na hora certa, Ele pode apertar o botão e a informação surgirá na sua tela mental. Ele trará a sua lembrança as coisas que precisa lembrar. Esse é um benefício dos sócios do Clube de Vantagens do Espírito.
Você talvez diga: - Espere um pouco. Quando estou em dificuldades, não consigo me lembrar de nada. Como é que as lembranças não me vêm à mente?
Se você for um cristão novo, não terá ainda muita informação em seu computador. Ou, se estiver sendo continuamente atacado por satanás, a tela pode ficar borrada.
                            Mas, em qualquer caso, você pode ainda estar decidido a glorificar a Cristo. O essencial é que este minis­tério de lembranças só é dado àqueles a quem o Pai desejar fazer essa revelação e o Pai só quer revelar aos que estiverem em sintonia com o Espírito nesta questão de dar glória a Cristo.
Se você não estiver decidido a dar glória a Jesus, a tela de seu computador pode ficar em branco. Mas, se houver compromisso com Cristo e um relacionamento com o Espírito, a informação estará lá quando precisar.
Paz
Outro benefício do Espírito é a paz. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo", disse Jesus em João 14.27. Portanto, "Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize". Lembre-se agora da situação. Jesus está saindo. Judas o traiu. Os judeus querem matá-lO—e mesmo assim os discípulos vão ter paz. O Espírito Santo a dará quando Ele vier.
Qual é Sua situação hoje? Qualquer que seja ela, se tiver o Espírito Santo, você poderá ter paz em meio às circunstâncias, porque Ele vive em seu interior. Essa é uma paz que as condições de sua vida não podem destruir.
Muitos evangélicos, infelizmente, consideram essas promessas sob dois pesos e duas medidas, permi­tindo que algumas das obras do Espírito se apliquem apenas aos discípulos enquanto outras estejam disponíveis para todos os cristãos. Essa dicotomia não é aceitável. Seus benefícios estão à disposição de todos, de acordo com a vontade soberana de Deus. A falta de experiência prática dos benefícios está ligada a um único fato—uma comunhão defeituosa com o Espírito.
Os benefícios de pertencer ao Clube de Vantagens do Espírito são vários: coisas como certeza e segurança, todas elas fazem parte da promessa do Espírito.

Fonte: Tony Evans - A Promessa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário