Páginas

A SABEDORIA DE DEUS E A SABEDORIA DO MUNDO

Para finalizar, citarei Tiago 3, outra grande passagem da Bíblia que mos­tra uma verdade fundamental: "Você não pode confundir a sabedoria huma­na com a divina. A sabedoria de Deus é visivelmente diferente da sabedoria deste mundo. Isto é, você pode ver o que cada tipo de sabedoria produz. Veja o que Tiago diz: "Quem entre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria" (3:13).
Visivelmente diferente
Ser sábio biblicamente não significa necessariamente ser culto e ser capaz de armazenar muitos conhecimentos. Por isso, quando precisa de conselho, não vai necessariamente à pessoa mais culta que você conhece. Poderá en­contrar apenas uma ignorância aparentemente sofisticada. A pessoa mais cul­ta nem sempre é a mais sábia. A sabedoria de Deus é andar e não falar.
A começar do versículo 14, Tiago distingue a sabedoria de Deus da sabe­doria do mundo:
Mas se tendes em vosso coração amarga inveja, e sentimento faccioso, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má (vv. 14-16).
Exatamente como há sabedoria celestial, há também sabedoria infernal. Tiago diz: "É a maneira como todos pensam, mas vem diretamente do Infer­no". Observe como ele combina as palavras animal e diabólica. Portanto, se essa é a maneira como as pessoas não-salvas normalmente pensam, então esse pensamento nasceu no Inferno. É presumível que um filho do diabo pense como o seu pai. Por isso você não pode ser manipulado pelo que todos pensam.
Essa sabedoria tem resultados visíveis. Ela cria a ambição invejosa e egoísta. Ela se promove, destruindo as outras pessoas para poder subir. É orgulhosa e enganadora. Produz divisão em vez de união. O resultado da sabedoria humana é a "desordem e todas as coisas más".
Experimentalmente diferente
Você sabe por que nossos lares sofrem aflições? Porque muitos casamen­tos e famílias são movidos pela inveja e pela ambição. Em vez de cada um buscar o objetivo principal do lar, cada membro da família segue a sua própria programação. O que mais poderia acontecer senão a discórdia? Essa é a sabedoria do mundo.
Há uma história verídica que conta que um incrédulo legou toda a sua propriedade ao diabo. O tribunal não sabia o que fazer com o testamento do homem; por isso o juiz disse:
— A única maneira de executar esse testamento é ordenar que essa fazenda fique intocada pelas mãos humanas para sempre.
Então fizeram isso. Em poucos anos desenvolveram-se arbustos e ervas daninhas. As construções se deterioraram e a fazenda transformou-se em um cenário de desordem e feiúra.
Isto acontece a qualquer um cuja vida foi entregue à maneira de pensar do diabo. O mato começa a crescer e sua vida fica arruinada. Não se conse­gue manter os relacionamentos, nem evitar que as ervas daninhas continu­em brotando em sua mente. Não se consegue controlar as paixões. Não se consegue controlar coisa alguma.
Mas Tiago oferece outro tipo de sabedoria, a "sabedoria que vem do alto" (v. 17), que ele diz que em primeiro lugar é "pura". Significa que é autêntica, transparente, limpa, como a Palavra de Deus. O salmo 19:8 diz: "o mandamento do Senhor é puro".
A sabedoria de Deus é "pacífica", promove a união e não a discórdia; é "moderada", ou seja, equilibrada; é "tratável", está pronta a receber instrução, pronta a ouvir pessoas que são razoáveis; é "cheia de misericórdia e de bons frutos", oferece ajuda prática aos outros; é "imparcial", defende os princípios sem mudar de um lado para outro; e "não é hipócrita", mascara­da. Essa é a aparência de uma pessoa sábia.
Nosso Deus sábio deseja ordenar sua vida, e isso inclui provações. Você viajará por sua própria Rodovia 1 na vida. Deus não o tirará da estrada até que tenha terminado, mas lhe ensinará a fazer as curvas.
Todos os verões, nossa família salta para dentro de nossa perua e segue para o norte, para visitar os avós. Certa vez, estávamos atravessando as montanhas da Virgínia e vimos alguns avisos que convidavam a visitar as cavernas locais. Decidimos fazer alguma coisa diferente e explorar uma caverna. Um elevador nos levou para dentro de uma caverna escura e fria.
Nosso guia nos contou como a caverna havia se desenvolvido e nos mos­trou as diferentes formações rochosas.
Agora, essa caverna tem uma porção de pequenos túneis pelos quais se pode entrar, mas o guia nos advertiu:
— Fiquem perto de mim. Se vocês se desviarem sozinhos por um desses pequenos túneis laterais, ficarão perdidos. Mas se ficarem perto de mim, não se perderão.
É o que Deus diz. Siga-o e você não se perderá porque Ele sabe para onde vão as diferentes trilhas. Ele sabe onde levá-lo mesmo que você esteja em uma escura caverna, financeira, espiritual, ou emocional.
O salmo 90:10-12 diz que você pode esperar viver até os setenta anos e se for realmente forte, pode ir até os oitenta. Moisés orou: "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos um coração sábio".
Se você for esperto, contará os seus dias. Fiz isso em 1993 e descobri que tinha menos de nove mil dias para ainda viver se tivesse uma vida normal. Você sabe o que seria um bom exercício? Arranjar tantas folhas de papel quantos dias você ainda tem para viver e cada dia amassar uma delas e a jogar fora porque esse dia se foi e você não o viverá mais. Não há muito tempo a desperdiçar.
E se você entrou por uma estrada errada na vida, procure por Deus e diga: "Eu não fui sábio". Então pegue a próxima saída, faça o retorno e siga por outra estrada. Você não pode mudar o dia de ontem, mas pode acertar o dia de amanhã. Nosso Deus é sábio e quer nos conduzir em sua sabedoria. 
Fonte: Tony Evans – Deus é Tremendo


Nenhum comentário:

Postar um comentário