Páginas

SALVAÇÃO

A palavra grega para salvação, swthrija, é usada cerca de 50 vezes no Novo Testamento. Ela se refere ao estado de alguém que se tornou completo.
1.       Escopo. A doutrina geral da salvação inclui os seguintes dogmas menores: substituição, redenção, reconciliação, propiciação, convicção, eleição, chamamento, predestinação, soberania, livre-arbítrio, graça, arrependimento, fé, regeneração, perdão, justificação, santificação, preservação e glorificação.
2.       A Obra de Deus. Duas passagens do Antigo Testamento indicam que "a salvação pertence ao Senhor" (Sl 3.8), que "a salvação é do Senhor" (Jn 2.9). Qualquer sistema que tende a combinar a responsabilidade humana com este empreendimento divino está errado. Efésios 2.8-10 relaciona as obras à salvação operada pela graça como um efeito dela, e não uma causa.
3.       Três Tempos. A salvação tem referência ao passado, presente e futuro do crente.  
(a) O tempo passado, que liberta da culpa e da penalidade do pecado, é totalmente realizado para todos os que aceitam no tempo em que crêem (Lc 7.50; 1 Co 1.18; 2 Co 2.15; 2 Tm 1.9).
(b) O tempo presente, que liberta do poder do pecado, cumpre-se agora naqueles que exercem a fé (Jo 17.17; Rm 6.14; 8.2; Gl 5.16; Fp 2.12,13).
(c) O tempo futuro liberta da presença do pecado (Rm 13.11; Ef 5.25-27; Fp 1.6; 1 Pe 1.3-5; 1 Jo 3.1, 2).
4.       Uma Condição. Cerca de 115 passagens condicionam a salvação ao crer somente, e cerca de 35 simplesmente à fé. Há certas coisas, contudo, freqüentemente acrescentadas pelo homem à esta única condição, como se segue: crer e se arrepender, crer e ser batizado, crer e confessar pecado, crer e confessar Cristo publicamente, crer e prometer uma melhor maneira de vida, crer e orar por salvação.
5.       Aspectos Dispensacionais. Um estudo desta divisão da matéria é melhor abordado por se considerar os propósitos revelados de Deus em cada uma das várias dispensações, O presente propósito da era manifestado no povo celestial, por exemplo, exige um empreendimento exaltado e divino não visto antes sobre a terra (Ef 3.1-6).
6.       Relacionamentos, Fatores e Forças. Observe em particular:
(a) A obra do Pai na salvação;
(b) A obra do Filho na salvação;
(c) A obra do Espírito na salvação;
(d) A salvação em sua relação com o pecado;
(e) A oposição de Satanás à salvação;
(f) A salvação ou a libertação do mundo;
(g) A salvação da carne;
(h) A salvação em relação ao céu.
7.       Duração. Não há uma salvação oferecida sob a graça que deixe de ser eterna em seu caráter. Isto é devido ao fato dela ser totalmente uma obra de Deus, e Seu propósito e poder nunca falham (Fp 1.6).
Fonte: Lewis Sperry Chafer – Teologia Sistemática - Livro IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário