Igreja. A Igreja é o corpo espiritual de Cristo, a Igreja Invisível e universal, composta de todos os que foram regenerados pelo Espírito Santo desde o Pentecoste.
Dispensação. Período da História durante o qual Deus administra o mundo de maneira especial.
Iminência. A doutrina que declara que Jesus Cristo pode voltar a qualquer momento. Nenhum evento profético precisa acontecer antes desse retorno.
Israel. Biblicamente, "Israel" é sempre uma referência à nação judaica e aos judeus, nunca à Igreja ou aos gentios.
Parêntese. No dispensacionalismo clássico, a rejeição ao Messias por parte de Israel fez que Deus parasse o relógio profético até o final do período da Igreja, quando seu programa para Israel será outra vez acionado. A Igreja, portanto, é um período parentético na história da salvação.
Pré-milenarismo. Esse é o ensino de que Jesus Cristo voltará antes do Milênio, estabelecerá um reino terreno e reinará sobre ele. Esse reino durará mil anos (Apocalipse 20.1-6).
Arrebatamento. Os crentes da Igreja serão "arrebatados [...] nas nuvens" para se encontrar com Cristo em sua segunda vinda (1Tessalonicenses 4.15-17). Para a maioria, o arrebatamento ocorrerá imediatamente antes da grande tribulação (arrebatamento pré-tribulacionista). Outros acreditam que acontecerá na metade da tribulação (arrebatamento mesotribulacionista). Um número menor, mas crescente, de adeptos entende que acontecerá após a grande tribulação (arrebatamento pós-tribulacionista).
Tribulação. Período apocalíptico de sete anos de terrível juízo divino sobre a terra. Também chamado "grande tribulação".
Fonte: M. James Sawyer – Uma Introdução a Teologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário