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Por que os cristãos guardam o domingo e não o sétimo dia ?



1.O sábado faz parte da aliança exclusiva entre Deus e Israel (Êx 31.12-17) e, antes do concerto do Monte Sinai. Deus não ordenou a ninguém que guardasse o sábado.
2.O sábado não é uma instituição perpétua (Rm 10.4); Oséias profetiza a abolição do sábado (2.11 ).
3.Jesus Cristo não guardou o sábado como mandava a tradição oral dos fariseus (Jo 9.16). Embora Ele tenha cumprido todos os mandamentos de Deus (Jo 15.10).
4.O Novo Testamento não exige que se guarde o sábado, mas frequentemente reitera todos os demais mandamentos. Segundo Paulo, nós estamos debaixo de uma nova aliança caracterizada pela graça (Rm 8.6-13) c não somos julgados por causa de "dia de festa, ou lua nova. ou sábados" (Cl 2.16).
5.Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou c venceu a  morte no primeiro dia da semana, oferecendo-nos, assim, o maior sábado, o maior livramento: a libertação do domínio do pecado (Mt 16.9). Também foi nesse dia que Ele apareceu aos discípulos (Jo 20.1. 19. 26). impetrou a Sua bênção e outorgou a grande comissão (Lc 24.13,36,50; Mt 28.19,20).
6.O Espírito Santo desceu c inaugurou a Igreja num domingo, pois o Pentecoste é comemorado cinquenta dias depois do sábado da Páscoa. E foi nesse mesmo dia que Pedro levou pelo menos três mil pessoas ao arrependimento e batismo.
7.Há evidencias históricas de que a igreja primitiva e a igreja apostólica guardavam o primeiro dia da semana muito antes de 325 A. D.:
a) Atos 20.7 comprova que havia ceia, reunião, exortação e pregação, enquanto 1 Coríntios 16.1, 2 sustenta que havia campanhas e recolhimento de oferta no dia de domingo;
b) Inácio de Antioquia afirma que o "dia do Senhor é o príncipe entre as demais dias";
c) Em sua epístola, por volta de 120 A. D., Barnabé declara: "Guardamos com alegria o oitavo dia, o dia também em que Jesus ressurgiu da morte";
d) Clemente afirma: "De acordo com o evangelho, um cristão observa o 'dia do Senhor', glorificando desta maneira a ressurreição de Cristo";
e) No início do segundo século da era cristã. Irineu dá testemunho, de que "no dia do Senhor, todos nós, os cristãos, guardamos o dia de repouso, meditando na lei e regozijando-nos nas obras de Deus";
f) Justino, o mártir do segundo século, afirma; "Ora o domingo é o dia em que todos nós temos nossa assembleia comum"; e
g) Eusébio. historiador da igreja, declara: "O dia da ressurreição, ou seja. o dia do Senhor era observado em todo o mundo".
8.No Novo Testamento grego, a palavra correspondente a "domingo" é Kyriake Hemera (Ap 1.10). E o termo "dia do Senhor" contém a idéia fundamental da palavra hebraica "sábado", '"descanso", porque o verdadeiro repouso eterno está em Cristo (Hb 4.9-11; Ap 14.13).
Fonte:Hans Ulrich Reifler – A Ética dos Dez Mandamentos.

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