Segundo a doutrina comum dos agostinianos, como expressa no Catecismo de Westminster, “Havendo Deus ... eleito alguns para a vida eterna, entrou com eles num pacto de graça para livrá-los do estado de pecado e miséria, bem como levá-los a um estado de salvação por meio de um Redentor”. Em oposição a este ponto de vista, alguns dos teólogos reformados do século dezessete introduziram o esquema que é conhecido na história da teologia como a doutrina da redenção hipotética. O principal defensor desta doutrina foi Amyraut (morto em 1664), professor no Seminário Protestante Francês em Saumur. Ele ensinou:
(1.) Que o motivo que impeliu a Deus a redimir os homens foi a benevolência, ou o amor pelos homens em geral.
(2.)Com base nesse motivo. Deus enviou seu Filho para realizar a salvação de todos os homens possíveis.
(3.)Deus, em virtude de um decretam universale hypotheticum, oferece a salvação a todos os homens, caso eles creiam em Cristo.
(4.)Todos os homens têm a capacidade natural de arrepender-se e crer.
(5.)Mas, como essa capacidade natural foi obliterada por uma incapacidade moral. Deus determinou conceder sua graça eficaz a um número determinado dentre a raça humana, e assim assegurar sua salvação.
Fonte:Charles Hodge - Teologia Sistemática.
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