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O Movimento Carismático (Pentecostal) Brasileiro.



A expressão “carismático” decorre do termo grego cháris, que significa “dádiva" ou “dom divino”, do qual também se forma a palavra latina charisma, pressupondo uma força ou qualidade divinamente extraordinária, porque ultrapassa as qualidades humanas normais, conferida a uma pessoa para o especial exercício de liderança ou vocação. Este sentido de iluminação pode outorgar excepcional poder de atração, legitimidade e domínio a determinadas pessoas, grupos ou movimentos, cujos dons ou poderes miraculosos são vistos como decorrentes do seu contato íntimo com o sagrado. Mais especificamente no contexto brasileiro, podem ser identificadas três principais tipologias de movimento carismático cristão:
1) O “pentecostalismo clássico”, representado pela Congregação Cristã no Brasil, formada em 1910, e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, organizada em 1911, ambas originadas a partir de líderes que tiveram experiências com o movimento de Los Angeles e que, por isso mesmo, adotaram como principal ênfase a experiência de glossolalia como sinal do batismo com o Espírito Santo.
2) O pentecostalismo de “cura divina”, representado por igrejas que se formaram nas décadas de 1950 e 1960, como a do Evangelho Quadrangular, O Brasil Para Cristo e Deus é Amor, as quais popularizaram , através do carisma pessoal de seus fundadores, campanhas de cura divina nos programas de rádio e na realização de grandes eventos em lugares públicos.
3) O neopentecostalismo, surgido na década de 1970, representado por igrejas como Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus, Sara a Nossa Terra e Renascer em Cristo. Caracterizam este modelo, o personalismo carismático de seus líderes fundadores, a batalha espiritual, a teologia da prosperidade e o uso da televisão como instrumento de popularização de sua mensagem. Também como parte desta terceira tipologia, no início da década de 1970, sob a liderança de alguns padres jesuítas motivados pelas novas propostas do Concílio Vaticano II, desenvolveu-se no país a Renovação Carismática Católica como um desdobramento do modelo norte-americano, caracterizada por experiências semelhantes à dos evangélicos neopentecostais, e tendo, nos chamados grupos de oração, o seu principal espaço de manifestação. Atualmente, a Renovação possui um Conselho Nacional que coordena os diversos núcleos e secretarias espalhados nas diferentes dioceses de todo o país.
Em síntese, podem ser identificadas como principais características e ênfases teológicas do movimento carismático cristão, no contexto brasileiro atual, as seguintes experiências ou manifestações atribuídas ao Espírito Santo: capacidade de se comunicar sobrenaturalmente com Deus em uma linguagem divina (glossolalia); cura miraculosa de enfermidades (geralmente pelo rito de unção com óleo e imposição de mãos); profecia e revelação (em geral uma curta mensagem proferida na primeira pessoa como se provinda do próprio Deus, e que tem como propósito encorajar, exortar ou prever coisas futuras); manifestações extáticas chamadas de arrebatamento (em que o crente pode ser projetado para um mundo espiritual fora da dimensão terrena), quedas na unção (em que o recebimento do Espírito Santo é seguido por um tempo de profundo repouso) ou ainda intensas e incontroladas sensações de riso, de choro ou de sons inarticulados; exorcismo ou libertação espiritual de forças demoníacas; o personalismo carismático de líderes que, vistos como portadores de uma iluminação divina, ostentam grande poder representativo e força de comando sobre os demais membros do grupo para o qual dirigem a sua mensagem.

Fonte: Dicionário Brasileiro de Teologia - Wander de Lara Proença.

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