A
expressão “carismático” decorre do termo grego cháris, que significa
“dádiva" ou “dom divino”, do qual também se forma a palavra latina charisma,
pressupondo uma força ou qualidade divinamente extraordinária, porque
ultrapassa as qualidades humanas normais, conferida a uma pessoa para o especial
exercício de liderança ou vocação. Este sentido de iluminação pode outorgar
excepcional poder de atração, legitimidade e domínio a determinadas pessoas, grupos
ou movimentos, cujos dons ou poderes miraculosos são vistos como decorrentes do
seu contato íntimo com o sagrado. Mais especificamente no contexto brasileiro,
podem ser identificadas três principais tipologias de movimento carismático
cristão:
1) O “pentecostalismo clássico”,
representado pela Congregação Cristã no
Brasil, formada em 1910, e a Igreja
Evangélica Assembleia de Deus, organizada em 1911, ambas originadas a
partir de líderes que tiveram experiências com o movimento de Los Angeles e
que, por isso mesmo, adotaram como principal ênfase a experiência de glossolalia
como sinal do batismo com o Espírito Santo.
2) O pentecostalismo de “cura divina”,
representado por igrejas que se formaram nas décadas de 1950 e 1960, como a do Evangelho Quadrangular, O Brasil Para Cristo e Deus é Amor, as quais popularizaram ,
através do carisma pessoal de seus fundadores, campanhas de cura divina nos
programas de rádio e na realização de grandes eventos em lugares públicos.
3) O neopentecostalismo,
surgido na década de 1970, representado por igrejas como Universal do Reino de Deus, Internacional
da Graça de Deus, Sara a Nossa Terra
e Renascer em Cristo. Caracterizam
este modelo, o personalismo carismático de seus líderes fundadores, a batalha
espiritual, a teologia da prosperidade e o uso da televisão como instrumento de
popularização de sua mensagem. Também como parte desta terceira tipologia, no início
da década de 1970, sob a liderança de alguns padres jesuítas motivados pelas
novas propostas do Concílio Vaticano II, desenvolveu-se no país a Renovação
Carismática Católica como um desdobramento do modelo norte-americano, caracterizada
por experiências semelhantes à dos evangélicos neopentecostais, e tendo, nos chamados
grupos de oração, o seu principal espaço de manifestação. Atualmente, a Renovação
possui um Conselho Nacional que coordena os diversos núcleos e secretarias espalhados
nas diferentes dioceses de todo o país.
Em
síntese, podem ser identificadas como principais características e ênfases
teológicas do movimento carismático cristão, no contexto brasileiro atual, as
seguintes experiências ou manifestações atribuídas ao Espírito Santo: capacidade de se comunicar sobrenaturalmente
com Deus em uma linguagem divina (glossolalia); cura miraculosa de enfermidades (geralmente pelo rito de unção com
óleo e imposição de mãos); profecia e
revelação (em geral uma curta
mensagem proferida na primeira pessoa como se provinda do próprio Deus, e que tem
como propósito encorajar, exortar ou prever coisas futuras); manifestações extáticas chamadas de
arrebatamento (em que o crente pode ser projetado para um mundo espiritual
fora da dimensão terrena), quedas na
unção (em que o recebimento do Espírito Santo é seguido por um tempo de
profundo repouso) ou ainda intensas e
incontroladas sensações de riso, de choro ou de sons inarticulados; exorcismo
ou libertação espiritual de forças demoníacas; o personalismo carismático
de líderes que, vistos como portadores de uma iluminação divina, ostentam
grande poder representativo e força de comando sobre os demais membros do grupo
para o qual dirigem a sua mensagem.
Fonte: Dicionário
Brasileiro de Teologia - Wander de Lara Proença.
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