1. Como a ênfase pentecostal é de uma espiritualidade interiorizada e
subjetiva.
A teologia pentecostal favorece um reducionismo. À
cosmovisão pentecostal é muito simplista. Culpa-se o diabo, a idolatria e a
falta de compromisso com Deus e pronto.
2. O movimento pentecostal favorece o nascimento de Igrejas sem
apostolicidade histórica.
Como geralmente os líderes pentecostais são homens
de pouca escolaridade, muito da teologia clássica, dos credos e do combate às
heresias de séculos é negligenciado. Algumas das inovações cúlticas e
teológicas do pentecostalismo não mostra nenhum compromisso com herança cristã.
4. O pentecostalismo é muito vulnerável ao sincretismo.
Sem uma formação dogmática e sem muito labor
teológico, o pentecostalismo fica aberto ao sincretismo.
5. O pentecostalismo agrava os processos de secularização da Igreja.
Absorvidos pela mentalidade ocidental competitiva
que passou a identificar no sucesso um favor divino, os pentecostais buscam
alcançar as massas com uma obsessão mercadológica. Impera no Brasil o sistema
de “religious free enterprise”. As massas são evangelizadas a partir de uma
didática consumista.
Buscam-se conversões: neste sentido, o evangélico
brasileiro confirma sua vocação pragmática, pela qual se procura o útil sem se
importar com a conceituação da verdade.
O proselitismo brasileiro desenvolve um
“evangelismo de resultados”. Não enxerga a necessidade de elaborar uma apologia
da verdade. Ao desprezarem os formadores de opinião, geram crescimento sem
conquistar relevância.
O evangélico brasileiro, de origem fundamentalista,
vem perdendo até mesmo sua herança ortodoxa de que se ufanava. O que era
conservadorismo já degenerou em sincretismo.
Os resultados numéricos dos evangélicos brasileiros
são ilusórios quanto sua inserção social. Mesmo alcançando os pobres e os
esmagados existenciais, ele se ostracisa e em si mesmo, toma-se gerador de
secularismo. Resultado: o crescimento transforma-se em faca de dois gumes. A
medida que abocanha fatias maiores das estatísticas demográficas mais fundo cava
o fosso que o separa da sociedade pluralista.
Cari Henry, expressão lúcida do evangelicalismo,
afirmou: “Se enquanto evangelizarmos, abandonamos o saber para as filosofias
seculares, confirmamos a atitude que condena o cristianismo como religião dos
anti-intelectuais e nos esquivamos de denunciar a irracionalidade das propostas
que tentam legitimar a incredulidade.
Escondemos a verdade que o teísmo evangélico
envolve um compromisso intelectual obrigatório"
6. O pentecostalismo, como herdeiro de um movimento que busca a
santidade, tende a ser exageradamente legalista.
A ênfase de uma santidade pessoal perfeita gera muitas
vezes hipócritas.
7. O Pentecostalismo pode gerar uma ética seletiva.
Decorrente de seu legalismo, alguns pecados tendem
a ser vistos com a maior seriedade e outros são relegados a menos importantes.
Geralmente os pecados da moralidade pessoal e sexual são os mais duramente
castigados, enquanto os pecados sociais são de menor importância.
8. O pentecostalismo tem muito culto à personalidade.
Como o poder pentecostal é apenas carismaticamente
compreendido, ele firma-se nos dons individuais daí gerando uma verdadeira
estratificação dentro do movimento. Os mais talentosos firmam-se com uma autoridade
inquestionável e os demais lhe devotam todo o respeito.
9. O pentecostalismo favorece um triunfalismo, muitas vezes
inconseqüente.
Frequentemente ouve-se nas Igrejas pentecostais o discurso
que vamos mudar o Brasil, que breve São Paulo se ajoelhará aos pés de Jesus e
que esse país nunca será o mesmo. Igrejas já se dividiram, porque criam ser eleitas
de Deus para transformar o mundo, depois viram que transformar o mundo é uma
tarefa um pouco mais complexa que gostariam de admitir.
10. O pentecostalismo favorece uma negação da graça e um evangelho muito
na base do mercantilismo.
Ora-se para ganhar pontos com Deus, jejua-se para
alcançar, contribui-se financeiramente para prosperar. Luta-se para preservar a
salvação.
Fonte: Revista
de Cultura Teológica – Ricardo Gondim.
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