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Os Batistas.



Origens

Partindo dos anabatistas, a ala mais radical da Reforma do século XVI, rejeita o batismo de crianças. As igrejas batistas tiveram de início forte caráter de seitas e até hoje já passaram por várias subdivisões e surtos de reavivamento.

Distribuição

Difundiram-se na Inglaterra e, com força especial, nos Estados Unidos do século XIX, também entre os negros. Cerca de 90% dos 21 milhões de batistas do mundo vivem nos Estados Unidos.

Organização

Congregações independentes com pastores empregados pelos membros da congregação. Há uma série de associações maiores de congregações batistas, mas elas não detêm nenhuma autoridade especial sobre as congregações. São fortemente congregacionalistas, isto é, têm uma forma bastante igualitária de organização eclesiástica.

Escrituras

A Bíblia, que é interpretada literalmente em diversas congregações batistas.

Batistas em Resumo

A Bíblia, e em particular o Novo Testamento, é o fundamento da doutrina e da prática batista. Os batistas indicam passagens no Novo Testamento que apoiam suas ideias sobre o batismo e sobre a autonomia congregacional. Uma série de declarações de fé já foram formuladas, mas não são obrigatórias para a comunidade da Igreja como um todo. Trata-se apenas de expressões dos ensinamentos batistas numa dada época e num dado lugar. A congregação é um ponto central para os batistas, e como corolário disso, o rito do batismo desempenha um papel fundamental. A exigência para o batismo é ter uma fé pessoal em Cristo, resultado da conversão. “Aquele que crer e for batizado será salvo” (Marcos 16.16). Como uma criança não pode ter fé consciente, receber o batismo nesse estágio é uma impossibilidade. Em vez disso, as crianças são abençoadas da maneira como Jesus abençoava as criancinhas. Depois que o candidato confessa sua fé cristã, ele recebe o batismo, que é consumado pela imersão em água. (A palavra grega baptismos originalmente significava “mergulhar”.) Os batistas reconhecem dois sacramentos, como as outras comunidades protestantes. Sua visão da eucaristia é quase calvinista, isto é, acreditam que Jesus está apenas espiritualmente presente.

Fonte: O Livro das Religiões - Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker.

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