Origens
Partindo
dos anabatistas, a ala mais radical da Reforma do século XVI, rejeita o batismo
de crianças. As igrejas batistas tiveram de início forte caráter de seitas e
até hoje já passaram por várias subdivisões e surtos de reavivamento.
Distribuição
Difundiram-se
na Inglaterra e, com força especial, nos Estados Unidos do século XIX, também
entre os negros. Cerca de 90% dos 21 milhões de batistas do mundo vivem nos
Estados Unidos.
Organização
Congregações
independentes com pastores empregados pelos membros da congregação. Há uma
série de associações maiores de congregações batistas, mas elas não detêm nenhuma
autoridade especial sobre as congregações. São fortemente congregacionalistas,
isto é, têm uma forma bastante igualitária de organização eclesiástica.
Escrituras
A
Bíblia, que é interpretada literalmente em diversas congregações batistas.
Batistas em Resumo
A
Bíblia, e em particular o Novo Testamento, é o fundamento da doutrina e da
prática batista. Os batistas indicam passagens no Novo Testamento que apoiam
suas ideias sobre o batismo e sobre a autonomia congregacional. Uma série de
declarações de fé já foram formuladas, mas não são obrigatórias para a
comunidade da Igreja como um todo. Trata-se apenas de expressões dos ensinamentos
batistas numa dada época e num dado lugar. A congregação é um ponto central para
os batistas, e como corolário disso, o rito do batismo desempenha um papel
fundamental. A exigência para o batismo é ter uma fé pessoal em Cristo,
resultado da conversão. “Aquele que crer e for batizado será salvo” (Marcos
16.16). Como uma criança não pode ter fé consciente, receber o batismo nesse
estágio é uma impossibilidade. Em vez disso, as crianças são abençoadas da
maneira como Jesus abençoava as criancinhas. Depois que o candidato confessa
sua fé cristã, ele recebe o batismo, que é consumado pela imersão em água. (A palavra grega baptismos originalmente significava “mergulhar”.) Os batistas
reconhecem dois sacramentos, como as
outras comunidades protestantes. Sua visão da eucaristia é quase calvinista,
isto é, acreditam que Jesus está apenas espiritualmente presente.
Fonte: O Livro das Religiões
- Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker.
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