Páginas

Os Pentecostais.



Origens

Manifestaram-se primeiro no século XIX nos Estados Unidos, como um reavivamento dentro das igrejas metodistas e batistas já estabelecidas. Firmaram-se e se expandiram no início do século XX.

Distribuição

O movimento pentecostal dos Estados Unidos se espalhou pela Europa, e o amplo trabalho missionário das congregações pentecostais criou movimentos fortes em países como Brasil, Chile e muitos outros da América Latina.

Organização

As congregações são plenamente autônomas, mas há também uniões de congregações pentecostais. Na América Latina, há igrejas pentecostais com comando hierárquico centralizado (Igreja Deus é Amor, Igreja Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo).

Escrituras

A Bíblia, que em geral é interpretada literalmente.

Pentecostalismo em Resumo

Juntamente com outros cristãos evangélicos, os pentecostais acreditam nas verdades cristãs básicas tal como expressas no Credo dos apóstolos. Eles enfatizam que qualquer pessoa que procurar Cristo na fé poderá experimentar a abundância e o poder espiritual da salvação num nível puramente pessoal. O caminho da salvação que pregam foi afirmado por Pedro no primeiro Pentecostes: “Arrependei-vos e sede batizados, cada um de vós, em nome de Jesus, o Messias, pelo perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. O primeiro estágio nessa rota para a salvação é a conversão. O segundo é o batismo na água. Seu conceito de batismo é como o dos batistas, ou seja; o batismo se realiza pela imersão total e o batismo de crianças é uma impossibilidade. O terceiro estágio — e esse é um traço distintivo do pentecostalismo — é o batismo no Espírito Santo, isto é, a experiência da profusão e do poder do Espírito Santo, como a que os discípulos tiveram em Pentecostes (Atos 2). Os que foram batizados no Espírito Santo em geral descobrem que têm um ou mais dos dons do Espírito Santo (carismas), por exemplo, a glossolalia, ou o dom de falar línguas estranhas, o de profetizar, o dom da cura. Mas embora os pentecostais creiam na cura pela fé, não recusam tratamentos ou cuidados médicos.

Fonte: O Livro das Religiões - Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário