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AS DOUTRINAS DOS SALMOS, parte 1 de 6.



Gostaríamos de discutir algumas doutrinas dos salmos que de uma forma ou de outra se tornaram problemáticas, já desde os primeiros tempos, ou ainda por causa de desenvolvimentos teológicos mais recentes.

A) OUTROS DEUSES.

Há, em primeiro lugar, a questão: os salmos reconhecem a existência de outros deuses? Este problema é levantado pela forma da afirmação usada nos salmos, ex. 77:13: "Que Deus é grande como o nosso Deus?" Ou 86: 8: "Não há ninguém como Tu entre os deuses, ó Senhor." Em face disto, as declarações poderiam ser interpretadas de duas maneira. Eles poderiam significar: Não há nenhum como o Senhor entre aqueles comumente designados como deuses; ou eles poderiam realmente dar expressão à visão de que os outros deuses tinham existência, mas eram muito inferiores ao Senhor em poder e influência. Na crença popular de Israel, esta última visão provavelmente era a mais aceita. Mas a nossa preocupação é com a religião revelada e sustentada pelos verdadeiros profetas e o corpo de fiéis em Israel. Que a visão popular que "deuses" significava as entidades que no pensamento pagão tinha existência real enquanto na realidade não existiam realmente aparece mais claramente de uma passagem como Sl 96: 4-5. onde a forma familiar de declaração aparece em primeiro lugar: "Ele [o Senhor] deve ser temido acima de todos os deuses", a linha seguinte afirma com a maior clareza o que os fatos reais do caso são: “os deuses dos povos são ídolos", um termo usado que envolve a raiz "sem valor".

B) CULTO SACRIFICIAL.

Os salmistas aceitam e aprovam? Ou são inimigos da adoração sacrificial? Uma serie de passagens pode ser reunida em apoio de ambos os lados da questão. O fato de que os sacrifícios podem às vezes ser muito apropriados e agradáveis ​​a Deus aparece em declarações como Sl 4: 5; 20: 3; 50: 8; 51:19. Novamente há palavras que parecem apoiar a opinião contrária, como, Sl 40: 6; 50:13; 51: 16; 69: 30. Este é, obviamente, um dos casos em que há dois lados de uma questão. O que faz a diferença é o espírito e a atitude do homem que oferece o sacrifício. Se a atitude apropriada do coração está em evidência - verdadeira humildade e reverência por Deus, verdadeira devoção, total sinceridade - e onde o sacrifício expressa então o que o coração realmente sente, aí os sacrifícios podem ser trazidos por um homem, e eles serão inteiramente aceitável ao Senhor. São símbolos visíveis de coisas mais profundas. Mas onde o sacrifício é dado em um espírito superficial, onde é oferecido na tentativa de pacificar Deus por atos externos que são desprovidos do espírito de verdadeira penitência e devoção, tal sacrifício pode tornar-se uma abominação ao Senhor e ser classificado como "sacrifício dos tolos", Ec. 5: 1. Os profetas e os escritores dos salmos não condenam os sacrifícios diretamente. Eles não atribuem verdadeira validade a todos os sacrifícios que são oferecidos. Eles sabem que neste campo as atitudes corretas e erradas estão em evidência desde os dias de Caim e Abel. Talvez nenhuma declaração esteja mais próxima do cerne do assunto do que a declaração de Davi: "O sacrifício aceitável a Deus é um espírito quebrantado, um coração quebrantado e contrito, ó Deus, Tu não desprezarás", Sl 51:17.

*Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte: Exposition of the Psalms - Herbert Carl Leupold.

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