A Carta aos Efésios é um dos documentos mais influentes na igreja
cristã.
- Na última década do século IV, Crisóstomo de Constantinopla, o boca de ouro, afirma no preâmbulo de suas homilias em Efésios que esta carta está cheia de sublimes pensamentos e doutrinas de Paulo que ele quase não proferiu em outro lugar, mas claramente declara aqui.
- João Calvino considerou Efésios como sua carta favorita e pregou uma série de quarenta e oito sermões sobre o livro de maio de 1558 a março de 1559.
- Dias antes de sua morte, em 24 de novembro de 1572, a esposa de John Κnox lia para ele os sermões diários de Calvino sobre Efésios.
- Samuel Taylor Coleridge, o grande poeta e filósofo, escreveu (25 de maio de 1830) a respeito de Efésios: "É uma das composições mais divinas do homem”.
- Em 1903, J. Armitage Robinson considerou Efésios como "a coroa dos escritos de São Paulo".
- Em 1929 C. H. Dodd considerou que "o pensamento de Efésios é a coroa do paulinismo".
- Quase quatro décadas depois, F. F. Bruce considerou a "quintessência do paulinismo" porque "em grande parte resume os principais temas das epístolas paulinas e, ao mesmo tempo, o motivo central do ministério de Paulo como apóstolo dos gentios".
- Em 1974, Markus Barth começa seu comentário dizendo "Efésios está entre as maiores cartas sob o nome do apóstolo Paulo".
- Raymond E. Brown declarou em 1997: "Entre os escritos paulinos, só Romanos pode corresponder a Efésios como candidato para exercer a maior influência sobre o pensamento e a espiritualidade cristã".
- Em 1999, Peter T. O'Brien afirma: “A carta aos Efésios é um dos documentos mais significativos já escritos".
Portanto, esta carta foi considerada para refletir o epítome do
pensamento paulino e tem sido muito influente no pensamento cristão. Boa
Leitura!
*Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte: Ephesians: An Exegetical
Commentary - Harold W. Hoehner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário