Existem
diferentes tipos de sistemas de apologética, mas não existe um meio
universalmente reconhecido para categorizá-los. Abordagens divergentes parecem
ser determinadas pela perspectiva da pessoa que as categoriza. No entanto,
existem alguns termos geralmente aceitos que se podem usar para perceber de
maneira significativa as diferenças entre as abordagens mais populares.
APOLOGÉTICA CLÁSSICA.
A apologética clássica enfatiza argumentos a favor da existência de Deus, assim
como a evidência histórica que apoia a veracidade do cristianismo. A
apologética clássica é caracterizada por dois passos básicos: argumentos
teístas e comprobatórios.
APOLOGÉTICA EVIDENCIAL.
A apologética evidenciai enfatiza a necessidade da prova para apoiar as
afirmações das verdades cristãs. A evidência pode ser racional, histórica,
arqueológica, e até experimental. Como é muito ampla, esta categoria se
sobrepõe a outros tipos de apologética.
APOLOGÉTICA EXPERIMENTAL.
Alguns cristãos apelam principalmente, mas não exclusivamente, à experiência
como evidência da fé cristã. Alguns apelam à experiência religiosa em geral.
Outros a experiências religiosas especiais. Nessa segunda categoria estão os
que enfocam experiências místicas e outros que identificam o que acreditam ser
experiências de conversão especificamente sobrenaturais.
APOLOGÉTICA HISTÓRICA.
A apologética histórica enfatiza a evidência histórica como base para
demonstração da veracidade do cristianismo. Esses apologistas acreditam que
mesmo a existência de Deus, pode ser provada apenas pela evidência histórica. Por
um lado, a apologética histórica pertence à classe mais ampla da apologética
comprovatória, mas é diferente porque enfatiza a importância, até mesmo a
necessidade, de começar com o registro histórico para comprovar a verdade do
cristianismo.
APOLOGÉTICA PRESSUPOSICIONAL.
A apologética pressuposicional afirma que é preciso defender o cristianismo a
partir do alicerce de certas pressuposições. Geralmente o adepto desta escola
de apologética pressupõe a verdade básica do cristianismo e depois continua
demonstrando que só o cristianismo é verdadeiro.
Fonte:
Enciclopedia de Apologética - Norman L. Geisler.
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