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O SISTEMA TEOLÓGICO DO ARMINIANISMO.


O Sistema teológico do Arminianismo, é uma homenagem a Jacobus Arminius, teólogo reformado holandês, que enfatiza a liberdade da vontade e se opõem ao credo calvinista da eleição incondicional e da graça irresistível. A posição arminiana foi formalmente estabelecida na Remonstrance de 1610. Os arminianos sustentam que a liberdade da vontade humana não é incompatível com a soberania de Deus e que Jesus Cristo morreu por todos, não apenas pelos eleitos.
Os 15 principais dogmas do Arminianismo são:
1. Os seres humanos são agentes livres e os eventos humanos são mediados pela presciência de Deus.
2. Os decretos de Deus são condicionais, não absolutos.
3. Deus criou Adão como inocente.
4. O pecado consiste em atos da vontade.
5. Somente a poluição, não o pecado de Adão, é imputada a seus descendentes.
6. A depravação do homem não é total, e sua vontade é inclinada a Deus e ao bem.
7. A Expiação não era necessária, mas uma vez oferecida está disponível para todos.
8. A Expiação não efetua efetivamente a salvação dos seres humanos, mas apenas a torna possível.
9. A salvação torna-se eficaz somente quando aceita voluntariamente pelos pecadores penitentes.
10. A regeneração é determinada pela vontade humana e não por decreto divino.
11. A fé em si é uma boa obra.
12. Não há distinção entre graça comum e graça especial.
13. A graça pode ser resistida.
14. A justiça de Cristo nunca é imputada ao crente.
15. Um crente pode atingir plena conformidade com a vontade divina nesta vida, mas também pode cair da graça e ser perdido eternamente.
Inicialmente os arminianos foram acusados ​​das heresias do pelagianismo e do socinianismo e condenados no Sínodo de Dort (1618-1619). Foi somente em 1795 que eles foram restaurados a plena tolerância. Gradualmente, o arminianismo passou a ser visto como uma teologia mais liberal e, portanto, mais em sintonia com os tempos. Teve influência considerável na moderna teologia européia e norte-americana, particularmente no wesleyanismo e nos batistas gerais.

*Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte: Nelson's new Christian dictionary – George Thomas Kurian (Editor).

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