Consideramos
a seguir o significado do batismo do Espírito Santo de vários pontos de vista.
1. O PONTO DE VISTA DO ENSINO NO ANTIGO
TESTAMENTO SOBRE O DOM DO ESPÍRITO.
A
profecia de Joel citada por Pedro indica algo extraordinário no dom do Espírito
no Pentecostes. O Espírito agora vem em novas formas de manifestação e com novo
poder. As várias classes mencionadas como recebendo o Espírito indicam a ampla
difusão do novo poder. No Antigo Testamento, geralmente o Espírito era
concedido aos indivíduos; aqui o dom é para o grupo de discípulos, a igreja.
Aqui o dom é concedido permanentemente, enquanto no Antigo Testamento era
geralmente transitório e para um propósito especial. Aqui novamente o Espírito
vem em plenitude, em contraste com a doação parcial nos tempos do Antigo
Testamento.
2. O PONTO DE VISTA DA ASCENSÃO
DE CRISTO.
Em
Lucas 24:49, Jesus ordena aos discípulos que permaneçam na cidade “até que sejais revestidos com poder do alto”,
e em João 15:26 Ele fala do Consolador “a
quem eu enviarei da parte do Pai”, “ele
dará testemunho de mim”; e em João 16:13, Jesus declara que o Espírito,
quando vier, guiará os discípulos em toda a verdade e mostrará as coisas futuras.
Neste verso o Espírito é chamado o Espírito da verdade. Era apropriado que o
Espírito que deveria interpretar a verdade e guiá-los em toda a verdade viesse depois
da plenitude, e não antes, da conclusão da tarefa da vida do Messias. A
manifestação histórica da verdade divina assim completada tornou necessário o
dom do Espírito em plenitude. O próprio Cristo foi o doador do Espírito. O
Espírito agora toma o lugar de Cristo ascendido, ou melhor, toma as coisas de
Cristo e as mostra aos discípulos. O batismo do Espírito no Pentecostes
torna-se assim o grande evento histórico que sinaliza o início de uma nova era
no reino de Deus, na qual todo o movimento é elevado ao plano espiritual, e a
tarefa de evangelizar o mundo é formalmente iniciada.
3. O SIGNIFICADO DO BATISMO DO
ESPÍRITO DO PONTO DE VISTA DOS DISCÍPULOS.
Não
se pode dizer com verdade que o Pentecostes era o aniversário de inauguração da
igreja. Jesus havia falado de Sua igreja durante o seu ministério terreno. A
relação espiritual com Cristo, que constitui a base da igreja, existia antes do
batismo do Espírito Santo. Mas esse batismo estabeleceu a igreja de várias
maneiras. Primeiro na unidade. O laço externo da unidade agora dá lugar a
um laço espiritual interno de profundo significado. Em segundo lugar, a
igreja agora se torna consciente de uma missão espiritual e os ideais
teocráticos do reino desaparecem. Em terceiro lugar, a igreja é agora
dotada de poder para o seu trabalho. Entre os dons concedidos estava o dom da
profecia no grande sentido de falar por Deus e o dom de línguas que permitia
aos discípulos falar em línguas estrangeiras. O relato no segundo capítulo de
Atos não admite nenhuma outra construção. Houve também o poder concedido no
testemunho de Cristo. Esta foi de fato uma das mais importantes bênçãos
nomeadas em conexão com a promessa do batismo do Espírito. O poder de operar
milagres também foi concedido (Atos 3:4ss; 5:12...). Mais tarde, nas epístolas
de Paulo, muita ênfase é dada ao Espírito como a agência santificadora nos
corações dos crentes. Em Atos, a palavra do Espírito é principalmente
messiânica, isto é, a atividade do Espírito é vista em relação à extensão do
reino messiânico. A ocasião para o derramamento do Espírito é o Pentecostes
quando homens de todas as nações estão reunidos em Jerusalém. A representação
simbólica de línguas de fogo é sugestiva de pregação, e a glossolalia, ou falar
em línguas que se seguiram, de modo que homens de várias nações ouviram o
evangelho em suas próprias línguas, indica que o batismo do Espírito tinha uma
relação muito especial com a tarefa da evangelização mundial para a entrada do
reino de Deus.
*Tradução livre by Mazinho
Rodrigues.
Fonte:
The International standard Bible encyclopedia – James Orr.
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