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A IGREJA E ISRAEL.

A carta de 1 Pedro relaciona a linguagem de 'Israel' à igreja e levanta questões sobre como a relação entre o cristianismo e o judaísmo deve ser entendida. Os cristãos devem pensar nisso sensivelmente à luz de uma longa história de antissemitismo. Com base em diferentes vertentes no ensino do Novo Testamento, os cristãos propuseram várias perspectivas diferentes sobre como essa relação deve ser entendida. Por exemplo:
Teologia da substituição - A igreja substituiu o Israel étnico como "o povo de Deus". Tendo rejeitado Jesus como Messias, o povo judeu não tem mais nenhum relacionamento distintivo com Deus ou qualquer reivindicação especial sobre as promessas feitas a Israel no Antigo Testamento. Essa visão se baseia em passagens como Mateus. 21:43; as alegações de que Jesus substitui as instituições judaicas, como a lei e o templo, em João 1:17; 2:19–22; o argumento de Hebreus de que o novo pacto torna obsoleto o velho em Hebreus 8.
Um pacto - Deus fez um único pacto com o seu povo, os judeus, no qual os cristãos são capazes de compartilhar através de Cristo. Não há dúvida de que Deus não desistiu das promessas que originalmente fez a Israel. Essa visão se baseia em Romanos. 11:13-32, esp. v. 29.
Duas alianças - Deus fez duas alianças paralelas com judeus e cristãos. Enquanto os cristãos encontram a salvação através da fé em Jesus, os judeus continuam a se relacionar com Deus através do pacto original. Nesta visão, o Novo Testamento não cumpre ou substitui o Antigo Testamento; em vez disso, o Antigo e o Novo Testamento (ou as Escrituras Hebraicas e as Escrituras Cristãs) são vistos como testemunhos paralelos das ações de Deus. Romanos. 9–11 é interpretado como afirmando a integridade das relações separadas de Deus com judeus e gentios.
Duas religiões diferentes - O judaísmo e o cristianismo são duas religiões diferentes, com personagens e focos de preocupação bastante diferentes. Eles não têm mais em comum do que qualquer um deles com outras religiões. Se um judeu se converte à fé cristã, ou um cristão ao judaísmo, isso não tem significado diferente da conversão de um budista ou agnóstico secular.

Reflita sobre essas diferentes abordagens à luz de sua leitura de 1 Pedro. A ênfase da carta sobre a igreja como Israel fornece evidências para qual dessas perspectivas?

Que luz adicional poderia ser derramada sobre a questão pela postura de Paulo em Romanos 2:28–29 - que ele tirou de passagens como Deuteronômio 10:16; Jeremias 4:4; 9:25-26?

*Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte: Exploring the New Testament, Volume 2: The Letters and Revelation – I. Howard Marshall, Stephen Travis and Ian Paul.

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