A
carta de 1 Pedro relaciona a linguagem de 'Israel' à igreja e levanta questões
sobre como a relação entre o cristianismo e o judaísmo deve ser entendida. Os
cristãos devem pensar nisso sensivelmente à luz de uma longa história de antissemitismo.
Com base em diferentes vertentes no ensino do Novo Testamento, os cristãos
propuseram várias perspectivas diferentes sobre como essa relação deve ser
entendida. Por exemplo:
•
Teologia
da substituição - A igreja substituiu o Israel étnico como "o povo
de Deus". Tendo rejeitado Jesus como Messias, o povo judeu não tem mais
nenhum relacionamento distintivo com Deus ou qualquer reivindicação especial
sobre as promessas feitas a Israel no Antigo Testamento. Essa visão se baseia
em passagens como Mateus. 21:43; as alegações de que Jesus substitui as
instituições judaicas, como a lei e o templo, em João 1:17; 2:19–22; o
argumento de Hebreus de que o novo pacto torna obsoleto o velho em Hebreus 8.
•
Um
pacto - Deus fez um único
pacto com o seu povo, os judeus, no qual os cristãos são capazes de
compartilhar através de Cristo. Não há dúvida de que Deus não desistiu das
promessas que originalmente fez a Israel. Essa visão se baseia em Romanos. 11:13-32,
esp. v. 29.
•
Duas
alianças - Deus fez duas alianças paralelas com judeus e cristãos.
Enquanto os cristãos encontram a salvação através da fé em Jesus, os judeus
continuam a se relacionar com Deus através do pacto original. Nesta visão, o Novo
Testamento não cumpre ou substitui o Antigo Testamento; em vez disso, o Antigo
e o Novo Testamento (ou as Escrituras Hebraicas e as Escrituras Cristãs) são
vistos como testemunhos paralelos das ações de Deus. Romanos. 9–11 é
interpretado como afirmando a integridade das relações separadas de Deus com
judeus e gentios.
•
Duas
religiões diferentes - O judaísmo e o cristianismo são duas religiões
diferentes, com personagens e focos de preocupação bastante diferentes. Eles
não têm mais em comum do que qualquer um deles com outras religiões. Se um
judeu se converte à fé cristã, ou um cristão ao judaísmo, isso não tem
significado diferente da conversão de um budista ou agnóstico secular.
Reflita
sobre essas diferentes abordagens à luz de sua leitura de 1 Pedro. A ênfase da
carta sobre a igreja como Israel fornece evidências para qual dessas
perspectivas?
Que
luz adicional poderia ser derramada sobre a questão pela postura de Paulo em
Romanos 2:28–29 - que ele tirou de passagens como Deuteronômio 10:16; Jeremias
4:4; 9:25-26?
*Tradução livre by Mazinho
Rodrigues.
Fonte:
Exploring the New Testament, Volume 2: The Letters and Revelation – I. Howard
Marshall, Stephen Travis and Ian Paul.
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