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Sistemas de Teologia.

Teologia Arminiana

Teologia Wesleyana

Teologia

 

A teologia arminiana preocupa-se em preservar a justiça (equanimidade) de Deus. Como pode um Deus justo considerar as pessoas responsáveis pela obediência a mandamentos que são incapazes de obedecer? Esta teologia dá ênfase à presciência divina, à responsabilidade e livre-arbítrio humanos, c à graça capacitadora universal (graça comum).

 

Teologia

 

A teologia wesleyana é essencialmente arminiana, mas tem um senso mais forte da realidade do pecado e da dependência da graça divina.

Deus

 

Deus é soberano, mas resolveu conceder livre-arbítrio aos seres humanos.

 

Revelação

 

A Bíblia é a revelação divina, o padrão supremo para a fé e a prática. Todavia, existem quatro meios pelos quais a verdade é mediada - a Escritura, a razão, a tradição e a experiência (o quadrilátero wesleyano). A Escritura possui autoridade suprema. Depois da Escritura, a experiência continua a ser a melhor evidência do cristianismo.

 

Salvação

 

Deus predestinou para a salvação aqueles que ele viu de antemão que iriam arrepender-se e crer (eleição condicional). Cristo sofreu pelos pecados de toda a humanidade; assim sendo, a expiação é ilimitada. A salvação pode ser perdida pelo crente, e por isso a pessoa deve esforçar-se para não cair e se perder. Cristo não pagou a penalidade dos nossos pecados, pois se o tivesse feito todos seriam salvos. Antes, Cristo sofreu pelos nossos pecados para que o Pai pudesse perdoar aqueles que se arrependem e crêem. A morte de Cristo foi um exemplo da penalidade do pecado e do preço do perdão.

 

Salvação

 

A salvação é um processo de graça com três passos: graça preveniente, graça justificadora e graça santificadora. A graça preveniente é a obra universal do Espírito entre o nascimento e a salvação de uma pessoa. A graça preveniente impede que alguém se afaste muito de Deus e capacita a pessoa a responder ao evangelho, positiva ou negativamente. Para aqueles que recebem o evangelho, a graça justificadora produz salvação e inicia o processo de santificação.

 

O crente tem como alvo a obtenção da inteira santificação, que é produzida pelo Espírito Santo em uma segunda obra da graça. A inteira santificação significa que a pessoa foi aperfeiçoada em amor. A perfeição não é absoluta, porém relativa e dinâmica. Quando alguém pode amar sem interesse próprio ou motivos impuros, então ele ou ela alcançou a perfeição.

 

 

Fonte: Teologia Cristã em Quadros - H. Wayne House.

 

 

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