1. A Trindade no batismo.
Desde
a época antiga que o batismo se faz em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo, como Jesus ordenou que se fizesse. Assim se expressa e conserva a fé dos
cristãos. Nós dizemos: “Eu te batizo em nome de Deus”. Pelo batismo, o novo
membro de Cristo entra em relação direta com cada Pessoa divina. ,
Textos: Mt
28,19; Rm 6,3-5; At 2,38; 1Cor 6,11; G1 4,5-6.
Questões:
Como é que o batismo mostra que há um só Deus em três Pessoas? Como é que o
batismo nos relaciona com o Pai? Como é que o batismo nos relaciona com o Filho?
Como é que o batismo nos relaciona com o Espírito Santo?
2. A Trindade na confissão de fé.
O
Símbolo apostólico é a mais antiga fórmula conhecida de profissão de fé cristã,
embora ainda não se saiba exatamente quando ela foi escrita nem como se formou,
se gradualmente ou em quantas etapas. Essa é a fórmula da fé em um Deus em três
Pessoas.
Textos: O
Símbolo Apostólico: “Creio em Deus Pai ( . . . ) e em Jesus Cristo, seu único
Filho, nosso Senhor ( . . . ) Creio no Espírito Santo”. .
Questões:
Como é que o Símbolo Apostólico reconhece a Santíssima Trindade? Como se confessa
a igualdade das Pessoas divinas no Símbolo Apostólico? O que se diz de cada
Pessoa no Símbolo Apostólico?
3. A Trindade na oração cristã.
Na
liturgia, nossa oração se dirige ao Pai, por Jesus Cristo, na unidade do
Espírito Santo. Embora não se exclua uma oração dirigida a Jesus Cristo ou ao
Espírito Santo, no entanto, habitualmente, a oração oficial da Igreja afirma a Trindade,
porque situa cada Pessoa divina e as relaciona umas com as outras. Já no Novo
Testamento faziam-se as orações nessa forma trinitária.
Textos: Ef
l,3-14;3,14-17;5,18b-20; 2Cor 1,20-22.
Questões:
Como é que entramos em relação com o Pai na oração? Como é que entramos em
relação com o Filho? Como é que entramos em relação com o Espírito Santo? Por
que nos dirigimos às três Pessoas na oração?
4. A Trindade na missão dos cristãos.
Nossa
missão procede do Pai, que nos enviou Jesus e prometeu o Espírito. Nós somos
enviados diretamente pelo Filho, em nome do Pai, para anunciar e confessar o
nome do Filho de Deus. E somos enviados com a força do Espírito Santo.
Textos: Jo 20,21-22; Lc 24,49; At
1,4-8.
Questões: Em
última instância, de onde procede a nossa missão? Quem é que nos envia ao
mundo? Nós somos enviados ao mundo sem recursos? Com quem vivemos
permanentemente a nossa missão?
5. A Trindade no testemunho e no
martírio dos cristãos.
As
Três Pessoas estão presentes e desempenham cada qual o seu papel no momento do
testemunho e do martírio face ao mundo. A vivência das três Pessoas se faz sentir
sobretudo nesse momento, que é o ponto culminante da vida de fé.
Textos: Mt
10,18-20; Jo 15,26; 16,13-15; At 7,55-56.
Questões:
Onde é que se situa o Pai no martírio? Onde é que se situa o Filho no martírio?
Onde é que se situa o Espírito Santo no martírio dos crentes? Como é que as
três Pessoas divinas estão presentes no martírio e no testemunho?
6. As três Pessoas da Trindade constituem
um só Deus porque formam uma só unidade e atuam em conjunto.
Estão de tal modo uma com a outra
que são inseparáveis. O Pai e o
Filho são um só e tudo é comum entre eles. O Espírito e o Pai são um só, bem como o Filho e o Espírito. Tudo o que o Filho tem, recebeu do Pai, da
mesma forma que tudo o que o
Espírito tem, recebeu do Pai e do Filho.
Textos: Jo
10,37;14,7.9.10.11.20;17,21; Jo 14,26;16,13.15.
Questões:
Como é que as três Pessoas divinas são uma só? Como é que a existência de três
Pessoas divinas não impede que haja um só Deus? O que é que as três Pessoas
divinas têm em comum? De onde procede tudo o que as três Pessoas divinas têm em
comum?
Fonte: Breve Curso
de Teologia – 1 - José Comblin.
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