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Dialogo Sobre a Trindade.



1. A Trindade no batismo.

Desde a época antiga que o batismo se faz em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como Jesus ordenou que se fizesse. Assim se expressa e conserva a fé dos cristãos. Nós dizemos: “Eu te batizo em nome de Deus”. Pelo batismo, o novo membro de Cristo entra em relação direta com cada Pessoa divina. ,

Textos: Mt 28,19; Rm 6,3-5; At 2,38; 1Cor 6,11; G1 4,5-6.

Questões: Como é que o batismo mostra que há um só Deus em três Pessoas? Como é que o batismo nos relaciona com o Pai? Como é que o batismo nos relaciona com o Filho? Como é que o batismo nos relaciona com o Espírito Santo?

2. A Trindade na confissão de fé.

O Símbolo apostólico é a mais antiga fórmula conhecida de profissão de fé cristã, embora ainda não se saiba exatamente quando ela foi escrita nem como se formou, se gradualmente ou em quantas etapas. Essa é a fórmula da fé em um Deus em três Pessoas.

Textos: O Símbolo Apostólico: “Creio em Deus Pai ( . . . ) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor ( . . . ) Creio no Espírito Santo”. .

Questões: Como é que o Símbolo Apostólico reconhece a Santíssima Trindade? Como se confessa a igualdade das Pessoas divinas no Símbolo Apostólico? O que se diz de cada Pessoa no Símbolo Apostólico?

3. A Trindade na oração cristã.

Na liturgia, nossa oração se dirige ao Pai, por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Embora não se exclua uma oração dirigida a Jesus Cristo ou ao Espírito Santo, no entanto, habitualmente, a oração oficial da Igreja afirma a Trindade, porque situa cada Pessoa divina e as relaciona umas com as outras. Já no Novo Testamento faziam-se as orações nessa forma trinitária.

Textos: Ef l,3-14;3,14-17;5,18b-20; 2Cor 1,20-22.

Questões: Como é que entramos em relação com o Pai na oração? Como é que entramos em relação com o Filho? Como é que entramos em relação com o Espírito Santo? Por que nos dirigimos às três Pessoas na oração?

4. A Trindade na missão dos cristãos.

Nossa missão procede do Pai, que nos enviou Jesus e prometeu o Espírito. Nós somos enviados diretamente pelo Filho, em nome do Pai, para anunciar e confessar o nome do Filho de Deus. E somos enviados com a força do Espírito Santo.

Textos: Jo 20,21-22; Lc 24,49; At 1,4-8.

Questões: Em última instância, de onde procede a nossa missão? Quem é que nos envia ao mundo? Nós somos enviados ao mundo sem recursos? Com quem vivemos permanentemente a nossa missão?

5. A Trindade no testemunho e no martírio dos cristãos.

As Três Pessoas estão presentes e desempenham cada qual o seu papel no momento do testemunho e do martírio face ao mundo. A vivência das três Pessoas se faz sentir sobretudo nesse momento, que é o ponto culminante da vida de fé.

Textos: Mt 10,18-20; Jo 15,26; 16,13-15; At 7,55-56.

Questões: Onde é que se situa o Pai no martírio? Onde é que se situa o Filho no martírio? Onde é que se situa o Espírito Santo no martírio dos crentes? Como é que as três Pessoas divinas estão presentes no martírio e no testemunho?

6. As três Pessoas da Trindade constituem um só Deus porque formam uma só unidade e atuam em conjunto. Estão de tal modo uma com a outra que são inseparáveis. O Pai e o Filho são um só e tudo é comum entre eles. O Espírito e o Pai são um só, bem como o Filho e o Espírito. Tudo o que o Filho tem, recebeu do Pai, da mesma forma que tudo o que o Espírito tem, recebeu do Pai e do Filho.

Textos: Jo 10,37;14,7.9.10.11.20;17,21; Jo 14,26;16,13.15.

Questões: Como é que as três Pessoas divinas são uma só? Como é que a existência de três Pessoas divinas não impede que haja um só Deus? O que é que as três Pessoas divinas têm em comum? De onde procede tudo o que as três Pessoas divinas têm em comum?

Fonte: Breve Curso de Teologia – 1 - José Comblin.

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