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AS DOUTRINAS DOS SALMOS, parte 6 de 6.

Gostaríamos de discutir algumas doutrinas dos salmos que de uma forma ou de outra se tornaram problemáticas, já desde os primeiros tempos, ou ainda por causa de desenvolvimentos teológicos mais recentes.

O VALOR PERMANENTE DO LIVRO DOS SALMOS.

Quem pode exaltar suficientemente os méritos e o valor do Saltério? Muitas palavras eloquentes foram escritas sobre o assunto. Vamos tentar resumir algumas das coisas boas que foram ditas. Lutero, de maneira típica dele, afirmou que esses hinos nos permitem olhar diretamente para o coração dos santos de Deus. Todo homem que procurou expor os salmos concorda com este testemunho. Pode-se balançar entre o uso de dois termos descritivos: nos salmos, certamente temos um hinário, mas certamente temos também um livro de oração. Qual merecia a preferência no momento da composição é que, no curso da utilização posterior do livro ainda não foi totalmente determinada. Mas é certo que temos aqui uma grande coleção de orações formuladas, quase todas as quais são calculadas para serem usadas como tal (com a óbvia exceção de salmos como Sl 1). Isso pode dar uma chacoalhada naqueles que defendem o uso exclusivo de orações livres como sendo apenas essas aceitável aos olhos de Deus. Parece não haver qualquer situação na vida para a qual o Saltério não fornece luz e orientação. Assim, estamos impressionados com o fato, muitas vezes observado em outras conexões, que realmente não há nada que seja novo para a vida debaixo do sol. Não ouvimos falar de homens que se voltaram para o Saltério em busca de orientação e não o encontraram. Isso pode ser em parte devido ao fato de que o tom deste livro é sempre estimulante. Ou pode ser porque os insights e o conforto dos salmos são sempre apropriados. Eles não são o fruto da meditação abstrata. Eles não são resultado do estudo do erudito. Eles nasceram de situações da vida real. Eles são muitas vezes molhados com as lágrimas e o sangue do escritor. Por tudo isso eles têm uma qualidade peculiarmente duradoura. O uso frequente não o diluirá. Quanto mais familiar eles se tornam, mais eles são amados. Essa é a marca de toda a literatura verdadeira, mas especialmente a marca dos salmos. Isto novamente pode ser devido ao fato de que os salmos continuamente levam o leitor para a presença imediata de Deus. Eles não se referem a Ele em abstrato. Deus não é um Deus distante diz o salmista. Todos os salmos foram orados nos degraus do trono de misericórdia. A luz que emana dessa presença de alguma forma dá luz aos que estão sentados nas trevas e na sombra da morte. Além disso, os salmos têm a feliz habilidade de estimular nossas próprias orações particulares e de frutificá-las a um grau incomum. Muitas vezes os salmos se tornam a expressão ao máximo de nossas necessidades mais profundas. Isso às vezes pode funcionar de tal forma que os salmos que têm ficado esquecidos repentinamente invadem a vida e se tornam significativos para nós novamente. Nesses momentos, eles nos atingem quase como se tivessem sido providencialmente criados para nosso próprio uso pessoal pela sábia providência de Deus.

*Tradução livre by Mazinho Rodrigues.
Fonte: Exposition of the Psalms - Herbert Carl Leupold.

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