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O Ministério de Cura de Jesus.

Jesus foi por toda a Galitéia, ensinando nas sinagogas deles, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo. Mateus 4 .2-3.

Os autores dos Evangelhos descrevem o ministério de Jesus como sendo triplo : ensino, pregação e cura. O ensino e a pregação não são difíceis de entender ou imitar. Mas como devemos compreender o ministério de cura?
Talvez possamos começar afirmando a excelência da criação de Deus. Isso para dizer que a doença não era parte da intenção original de Deus para o mundo, nem tampouco será parte de seu propósito final. No novo universo não haverá doença, nem dor, nem morte, nem lágrimas (Ap 21.4). Como a enfermidade e a morte são intrusos estranhos no mundo bom de Deus, médicos e enfermeiros estão certos em declarar guerra contra eles. Além disso, toda cura é divina, uma vez que Deus colocou no coração humano processos terapêuticos extraordinários. Por exemplo, tão logo uma infecção aparece, anticorpos são criados para combatê-la. É essa convicção que levou Ambroise Paré, o médico huguenote, a dizer: "Eu vesti a ferida, mas Deus a curou". As palavras estão inscritas na parede da École de Médicine em Paris.
Os Evangelhos deixam claro, no entanto, que o ministério de cura de Jesus pertenceu a uma ordem diferente. Assim como transformar água em vinho, multiplicar pães e peixes, e andar sobre as águas, as curas de Jesus foram demonstrações sobrenaturais do reino de Deus.
Ao tentar entendê-las, seremos sábios em evitar extremos opostos. Por um lado, seria absurdo colocar o Criador em uma camisa de força e declarar que milagres não podem acontecer e não acontecem. Por outro lado, não temos liberdade de dizer (como alguns dizem) que fazer milagres é normal na vida cristã. Seja como for que venhamos a defini-los, milagres certamente pertencem não à ordem natural, mas à ordem sobrenatural das coisas. Se afirmamos ser capazes de curar os enfermos como Jesus, precisamos nos lembrar de que ele curou sem uso de meios médicos nem cirúrgicos, sem demora, sem diploma e sem moderação, mas imediata, completa e permanentemente, e que mesmo testemunhas oculares que lhe eram hostis disseram: "Não podemos negar" (At 4.16).
Para saber mais: Atos 4.8-16

Fonte: A Bíblia Toda, O Ano Todo - John Stott.

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