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Desenvolvimento Histórico da Teologia Carismática.

Ao passo que a renovação pentecostal e carismática teve os seus primórdios no início do século vinte, por volta de 1989 o número de adeptos no mundo inteiro chegava em 353 milhões. O "Pentecostalismo clássico" começou em 1º de janeiro de 1901, quando Agnes Ozman falou em línguas na Escola Bíblica Betel em Topeka, Kansas. Seu ímpeto mundial iniciou-se no reavivamento na Rua Azusa em 1906-1907 em Los Angeles por William Seymour, pastor e mestre de uma missão negra holiness. De lá ele se espalhou através da nação e ao redor do mundo. As Assembleias de Deus representam a maior denominação Pentecostal.
A renovação carismática é um movimento mais recente. Categorizado como "Segunda onda", teve seu início em 1960 com Dennis Bennett, um Episcopal e finalmente espalhou-se para outras denominações protestantes e o Catolicismo Romano.
Pentecostais e carismáticos têm alguns distintivos teológicos e eclesiológicos entre eles. Teologicamente, os pentecostais defendem “uma obra da graça subsequente à conversão na qual o batismo no Espírito é evidenciado por glossolalia” (Falar em línguas)". Os carismáticos não ensinam necessariamente uma segunda obra da graça evidenciada pelo falar em línguas. Ambos, contudo, reconhecem todos os dons espirituais para os dias de hoje. Eclesialmente, o pentecostalismo representa as denominações pentecostais clássicas: Assembleias de Deus, Igreja de Deus (Cleveland, Tennesse), Igreja de Deus em Cristo, Igreja Pentecostal Unida, Igreja Pentecostal Apostólica e a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular. Os carismáticos têm uma vasta abrangência eclesiástica, sendo encontrados nas principais denominações protestantes, bem como no catolicismo romano.
Outro grupo distintivo é chamado de a “Terceira onda“, um termo cunhado por Peter Wagner. Eles identificam-se com a primeira onda (Pentecostalismo) e a segunda onda (renovação carismática) em suas ênfases sobre cura, exorcismo e o receber revelações. Mas ainda assim a Terceira Onda escolhe se distinguir deles, atuando em suas próprias congregações, geralmente com uma abordagem mais moderada junto aos dons carismáticos.

Fonte: Manual de Teologia Moody - Paul Enns.

2 comentários:

  1. ESTE TENHO EM OUTRO IDIOMA,MUITO BOM,PASSEI SÓ PRA ENCHER A BOCA DE ÁGUA.

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    1. Valeu pela visita! Quanto ao livro comprei ele e não achei essas coisas toda não.

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